Marcelo Miranda inaugura Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde

Marcelo Miranda entrega benefícios à Saúde e destaca união de forças para atender as demandas.

O governador Marcelo Miranda inaugurou na tarde desta segunda-feira, 20, o Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde (Integra SUS) e entregou 29 veículos e 17 ambulâncias para reforçar as ações no interior do Estado. A solenidade foi realizada na sede da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), com a presença de prefeitos, deputados estaduais e auxiliares do governo. Marcelo Miranda destacou que a implantação do Centro vai concentrar informações para a gestão dar respostas ágeis às demandas da população.

“O Integra SUS é o segundo implantado no Brasil e vai concentrar os indicadores de saúde, em tempo real, para subsidiar nas decisões em nível estadual e municipal”, disse reforçando que a iniciativa vai permitir a realização de teleconferências com os municípios tocantinenses.

Para o governador, a aquisição dos veículos representa a importância do trabalho harmônico entre os poderes, considerada por ele como modelo infalível para atender as necessidades dos tocantinenses. “A população depende dos políticos, quer saber dos resultados. Portanto, o bom político deve superar qualquer mal entendido, quando o objetivo é beneficiar a comunidade”, sustentou.

O titular da pasta de Saúde, Marcos Musafir, destacou que o programa Integra SUS é um marco para o setor no Estado. “O apoio do governador Marcelo Miranda à Saúde tem sido fundamental para a implantação dessas melhorias, que representam uma semente que vai impulsionar o setor”, pontuou.

 

Integra SUS

O Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde é um espaço dentro da Secretaria da Saúde, que vai concentrar informações estratégicas para a gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado. É o segundo Centro do gênero implantado no Brasil e, por meio dele, serão monitorados os indicadores de saúde, a exemplo da taxa de mortalidade por violência, doenças crônicas, casos de dengue, zika, chikungunya, leishmaniose, doenças transmissíveis, inspeções da vigilância sanitária, leitos de hospitais, entre outros.

 

Veículos

Ainda na Sesau, o governador entregou 29 veículos, por meio do Projeto de Fortalecimento da Atenção Básica no Estado do Tocantins, que contou com emenda residual da senadora Kátia Abreu. O Projeto visa a cessão de automóvel para 29 municípios com vistas a estruturar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) municipais, para que possam qualificar as ações desenvolvidas nos seus territórios de atuação referentes a atendimentos na zona rural, atendimento domiciliar (populações acamadas, domiciliadas, busca ativa).

FAÇA SEU COMENTÁRIO