PALMAS
Pesquisar
Close this search box.

CULTURA

Folia do Divino é celebrada e mantem tradição em municípios tocantinenses

As folias anunciam a presença do Espírito Santo e está presente nos municípios de Santa Rosa do Tocantins, Silvanópolis, Paranã, Natividade, Monte do Carmo e Almas.

Publicado em

A Folia do Divino Espírito Santo é uma das mais antigas e difundidas práticas do catolicismo popular e faz parte do calendário de festas tradicionais do Estado. Celebrada de janeiro a julho, as folias anunciam a presença do Espírito Santo em suas diversas manifestações. E está presente nos municípios de Santa Rosa do Tocantins, Silvanópolis, Paranã, Natividade, Monte do Carmo e Almas.  

 

Em cada localidade, a celebração do Divino Espírito Santo assume características próprias, porém, mantém alguns elementos em comum como a pomba branca, a santa coroa, a coroação do imperador e a distribuição de esmolas e comida. A programação envolve várias atividades como missa, giro da folia, romaria com bandeiras, festa do capitão do mastro, festa do imperador e cavalgada.

 

Um dos pontos altos da celebração, o giro da folia representa as andanças de Jesus Cristo e seus 12 apóstolos durante 40 dias, levando a sua luz e a sua mensagem, convidando todos para a festa. Os foliões andam em grupo de 12 ou mais homens, conduzidos pelo alferes. Esse grupo percorre as casas dos lavradores, abençoando as famílias e unindo-as em torno da celebração da festa que se aproxima.  

Leia Também:  Festival de música Bem Ali chega na 4ª edição com atrações como a banda Red Mess e o DJ Bruno Caveira

 

Natural de Monte do Carmo, a 97 quilômetros de Palmas, a jornalista Marilda Amaral conta que faz questão de participar todos os anos da folia. Mesmo depois que deixou o município para estudar e trabalhar, sempre esteve ligada a suas raízes e a essas manifestações culturais e religiosas. “Comecei a pesquisar a cultura e história do Monte do Carmo. É um projeto pessoal que tem como objetivo registrar a cultura do município para, quem sabe, deixar para as gerações futuras”, destacou.

 

Ela explica ainda que a folia deste ano iniciou em abril, no domingo de pascoa, e que ao todo são 35 dias de celebração, que culmina na coroação do imperador do Divino Espírito Santo. “A folia é parte da minha identidade e ajuda a compreender a ligação entre cultura e religiosidade”, revelou.

 

Para a superintendente de Desenvolvimento da Cultura do Estado, Noraney Fernandes, a Folia do Divino Espírito Santo, como bem cultural da sua gente, representa uma manifestação que congrega não só a fé e religião, como também a tradição e particularidades histórias e culturais de cada comunidade, cada município, que por menos intensa que seja a manifestação, apresenta aspectos do Brasil Colonial mantidos vivos como: cantigas, variação linguística, costumes e ritual religioso distinto.

Leia Também:  Jonatha e Cristiano lançam novo sucesso "Mão na Bota" com Brisa Star

 

“A Folia do Divino fortalece a identidade cultural do Estado do Tocantins e agrega valor à riqueza de miscigenação que o compõe, vez que reúne, em uma mesma celebração, traços da cultura portuguesa, indígena e africana, apesar de originalmente ser uma celebração religiosa, é o conteúdo cultural dessa manifestação que a faz marco do patrimônio cultural tocantinense”, contextualizou a superintendente.

 

Origem

A devoção ao Divino Espírito Santo como um movimento religioso católico tem suas origens em Portugal, chegando ao Brasil no XIVpelos missionários jesuítas e pelos primeiros colonos portugueses. Sendo uma celebração religiosa cristã, teve influência da cultura portuguesa e, na colônia, desenvolveu-se de acordo com as características da cultura regional brasileira.  

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CULTURA

Sertanejos confirmam participação no lançamento da Festa do Peão de Barretos no Villa Country

Published

on

Show especial dos embaixadores César Menotti e Fabiano contará com participações especiais. Evento será dia 18/04 em São Paulo

O aguardado lançamento da Festa do Peão de Barretos na capital paulista, com show da dupla embaixadora desta edição, César Menotti & Fabiano, já tem confirmadas diversas participações especiais. O evento acontece no dia 18 de abril, quinta-feira, na tradicional casa noturna sertaneja Villa Country.

Entre os convidados anunciados estão Hugo Pena & Gabriel, Munhoz & Mariano, Gabi Martins, Bruno Rosa, Bruninho & Davi, Lucas Reis & Thacio, Fiduma & Jeca e Paula Mattos.

Conforme a organização, outros destaques do universo sertanejo são esperados para a noite que irá apresentar as novidades da 69⁠ª edição da Festa do Peão de Barretos – que acontece de 15 a 25 de agosto.

Os ingressos do lançamento já estão à venda pelo site ticket360.com.br. Mais informações: villacountry.com.br.

SERVIÇO:
Lançamento da Festa de Barretos 2024 com César Menotti e Fabiano
Data: 18 de abril de 2024 (quinta-feira)
Classificação etária: 18 anos
Local: Villa Country (Av. Francisco Matarazzo, 774, Parque da Água Branca, São Paulo)
Abertura: 20h
Início: 23h
Ingressos: Disponíveis nas bilheterias do Villa Country de quinta a domingo, das 20h às 23h, nas bilheterias do Espaço Unimed, de segunda a sábado, das 10h às 19h (exceto feriados) ou através do site da Ticket 360 (https://www.ticket360.com.br/evento/28574/ingressos-para-lancamento-barretos-2024-com-cesar-menotti-e-fabiano)

Leia Também:  DJ PV, ícone da música eletrônica gospel se apresenta neste sábado em Palmas

 

Contatos:
Talento Comunicação Fabiana Villela | (11) 98686-3344 | imprensa@talentocomunicacao.com.br

Phábrica de Ideias Assessoria de Comunicação Barretos- 17 9 9775 8666 | 17 3322 6772
Mirene Benincasa – [email protected]
Vitória Junqueira – [email protected]

 

Fonte: Talento Comunicação

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA