O treinamento abordará temas como, a qualidade do leite, manejo higiênico na ordenha, manutenção dos tanques e legislação sanitária.

07/06/17 08:25 Foto: Lúcia Brito

Ruraltins promove treinamento em boas práticas de higiene na produção do leite

Prosseguindo com a série de capacitações aos produtores beneficiados com os tanques de resfriamento de leite, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) promove, durante os meses de junho e julho, um treinamento em boas práticas de higiene na produção de leite.


De acordo com a zootecnista do Ruraltins, Nayana Rodrigues, a ação irá percorrer 23 municípios do Estado, sendo, de 5 a 9 de junho, os municípios da região sudeste; de 26 a 30 de junho, a região sul; e de 3 a 7 de julho, os municípios da região norte.


Ainda de acordo com a zootecnista, serão abordados temas como, a qualidade do leite, manejo higiênico na ordenha, manutenção dos tanques e legislação sanitária. “A deficiência de higiene na produção é um dos principais fatores da má qualidade do leite. São cuidados que evitam a contaminação por bactérias e devem ser tomados durante a ordenha, no armazenamento do produto e até a chegada ao laticínio. E esse é o objetivo do treinamento, orientar, esclarecer e incentivar o produtor para que ele produza um leite de qualidade”, afirmou a Nayana Rodrigues.


Municípios


Nesta etapa, os municípios que receberão o treinamento são: Porto Nacional, Brejinho de Nazaré, Taguatinga, Combinado, Arraias, Lajeado, Miracema, Dois Irmãos, Paraíso do Tocantins, Nova Rosalândia, Dueré, Gurupi, Cariri, Araguaçu, Peixe, Palmeirópolis, Araguaína, Aragominas, Santa Fé, Piraquê, São Bento, Araguatins e Itaguatins.
Tanques de Resfriamento


Resultado de um convênio firmado entre o Governo do Estado, por meio do Ruraltins; o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Caixa Econômica Federal, foram repassados, em 2015, em sistema de comodato, 70 tanques para resfriamento de leite.


Os equipamentos foram instalados em diversas regiões do Estado, por meio de cooperativas, associações, laticínios e grupos de produtores. Dos 70 tanques, 55 têm capacidade para 1.000 litros e 15 para 500 litros.

Compartilhe

RELACIONADAS

Produção de arroz apresenta resultados positivos

A unidade de arroz terras altas foi destaque durante a Agrotins 2016.

Seagro realiza 1º encontro de secretários municipais de Agricultura do Tocantins

O encontro vai permitir alinhar ideias para melhor desenvolver os programas e as políticas públicas

MPE cobra agilidade no funcionamento do frigorífico de Palmas destinado ao processamento de aves e peixes

A ideia do frigorífico teve início há dois anos, após intervenção do MPE, que vinha recebendo denúnc

Deixe seu comentário