A imagem “Pés calejados”, registrado por Loise Maria e disponível na Mostra, é finalista do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça.

09/06/17 11:14 Foto: Divulgação

Mostra fotográfica "Caminhos da Cidadania" chega ao Palácio Araguaia.

Cidadãos de assentamentos e comunidades tradicionais do Tocantins em busca dos seus direitos são trabalhados nas imagens da exposição fotográfica “Caminhos da Cidadania”, aberta na manhã da última quinta-feira, 8, no hall do Palácio Araguaia, em Palmas. A mostra é uma realização da DPE-TO – Defensoria Pública do Estado do Tocantins e traz 28 imagens captadas pela repórter fotográfica Loise Maria e Silva, durante os atendimentos do projeto “Expedição Cidadã”, no ano de 2016.

 

O Corretor de imóveis Antônio dos Santos Neto estava de passagem pelo Palácio Araguaia e se emocionou com as imagens, por relembrar de suas raízes em Arraias, pois me orgulho das minhas raízes. “Eu fiquei tocado por relembrar a realidade do sofrimento do povo da minha terra. É o resgate da realidade de uma humanidade que tão pouco precisa para ser feliz e o mundo hoje não leva em consideração”, disse.

 

Imagens


Conforme Loise Maria, as imagens retratam a personalidade, o cotidiano e a vivência dos assistidos que residem em assentamentos e comunidades tradicionais. “Tentei ir além dos registros gerais do atendimento, buscando a essência daquele povo, mostrando detalhes como os pés ou as mãos de uma senhora guerreira que expressam fortemente a sua história, memória e identidade”, adianta.


As imagens trazem expressões que vão de angústias e alívios até a felicidade de, mesmo numa realidade de violação de direitos, ser atendido pela Defensoria. “As fotos tratam do resgate da memória e da identidade dessas comunidades, de forma que também provoque a reflexão da luta dessas comunidades para garantia de seus direitos”, conclui.


O defensor público-geral, Murilo da Costa Machado reforça que as imagens retratam os atendimentos itinerantes da Defensoria Pública em localidades distantes e de difícil acesso, cumprindo a missão da Instituição de levar atendimento jurídico a todos os hipossuficientes.

 

Prêmio


A imagem “Pés calejados”, registrado por Loise Maria e disponível na Mostra, é finalista do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, realizado durante o Conbrascom 2017 - Congresso Brasileiro de Comunicação 2017, que acontece de 28 a 30 de junho, em Maceió (AL).



Serviço


Mostra fotográfica "Caminhos da Cidadania"
Local: Hall do Palácio Araguaia
Horário: De 8 às 18 horas
Data: Até o dia 23 de junho

Entrada Franca

Compartilhe

RELACIONADAS

Hora do Planeta: alerta para preservação dos recursos naturais

A Fundação Municipal de Meio Ambiente formará neste sábado, 25, o símbolo 60+, com velas protegidas

Prefeitura promove 2º Concurso de Presépios Natalinos de Araguaína

Edital do concurso já foi divulgado no Diário Oficia do município. Os 5 primeiros colocados presépio

Prefeitura de São Valério realiza 1° Mutirão da Cidadania com atendimentos à população e entrega de obras

O evento contou com a participação do governador Marcelo Miranda e o Ex-governador do Goiás Iris Rez

Deixe seu comentário