Dezenas de pessoas foram até a praça da cidade para assistir ao primeiro capítulo da novela ambientada em Palmas e no Jalapão

24/10/17 09:18 Foto: Laiane Vilanova

Estreia da novela 'O Outro Lado do Paraíso' anima município de Mateiros

 

Laiane Vilanova

 

Eram pouco mais de 19:30h em Mateiros, município do Tocantins quando as pessoas começaram a ocupar a praça da cidade para conferir o primeiro capítulo da nova novela da Globo, O Outro Lado do Paraíso. Toda essa expectativa se dava pelo fato de que, a trama escrita por Walcyr Carrasco teve cenas gravadas na região do Parque Estadual do Jalapão. Mas não foi só isso, a vinda de uma produção de novela para a região permitiu que moradores do Jalapão em especial de Mateiros e da Comunidade Quilombola Mumbuca, pudessem participar, trabalhando na produção e atuando, foi o caso de Ilana Ribeiro Cardoso de 30 anos.

 

Estudante de Turismo, a jovem da comunidade Mumbuca foi uma das pessoas que deu apoio diretamente ao autor da novela Walcyr Carrasco e a equipe de produção da Globo. Ilana disse que o primeiro contato com o autor da novela aconteceu ainda em 2016 quando Walcyr visitou a região, ao se apaixonar pelas belezas e cultura local, o autor prometeu ajudar a comunidade, mas não relevou como faria "a gente não sabia como seria essa ajuda dele (...) um tempo depois a equipe de pesquisa da globo, junto com o Mauro Mendonça [diretor] veio visitar o local e eu guiei eles" revelou.

 

Ilana prestigiou o primeiro capítulo da novela e disse que ficou surpresa com a beleza das cenas "como eu participei mais da produção eu não vi a gravação dessas cenas, vendo agora é bem gratificante, eu fiquei muito feliz, principalmente quando vi o povo colhendo o capim" comemorou. Ilana também fez figuração e gravou cenas no Rio de Janeiro, que devem ir ao ar nos próximos capítulos.

 

Quem também estava empolga por se ver na televisão, era Luiany Gonçalves de 14 anos. Ela gravou a cena da colheita do capim dourado junto com a atriz Bianca Bin. Apesar de esboçar timidez ela disse ter realizado um sonho "primeiro veio o convite e eu pensei 'não posso deixar essa oportunidade passar', para mim aparecer na novela que todo o Brasil vai ver, foi um sonho" relevou. Filha de agricultores Ketina revela que seu passatempo é costurar capim dourado, ofício que aprendeu com a tia e que além de distraí-la serve para ajudar a família com a venda das peças que produz, mas a menina quer mais e sonha em seguir a carreira de artista "eu pretendo fazer curso de teatro e ser cantora".

 

Investimentos

 

A exibição da novela contou com a presença da Vice-governadora do Estado, Claúdia Lelis e do Prefeito da Cidade de Mateiros João Martins Neto. Na oportunidade, a vice-governadora falou sobre os investimentos que serão realizados para a melhoria das estradas que dão acesso ao Jalapão, hoje ainda a maior dificuldade para quem desejar conhecer as belezas do lugar, "nós estamos com alguns recursos já em andamento como o Prodetur (...) vamos fazder a tão sonhada pavimentação asfáltica que vai da Lagoa do Tocantins que vai até São Félix".

 

Claúdia ainda lembrou sobre a importância de aproveitar as belezas da região sem deixar de lado a preservação "o que realmente aquece a economia  das comunidades daqui é o turismo, nós estamos apostando que com essa novela vai haver um grande salto no turismo, mas precisamos promover isso de forma sustentável, que a gente cuide dos nossos atrativos, cuide desse tesouro que é o Jalapão" lembrou.

 

Jalapão

 

O Parque Estadual do Jalapão é uma unidade de conservação que reúne atrativos turisticos nos municípios de Mateiros, São Felix, Lizarda, Novo Acordo, Ponte Alta, Lagoa, Santa Tereza, Rio da Conceição e Rio do Sono.

 

Procurado por quem deseja fazer turismo de aventura, a região reúne cachoeiras, fervedouros e dunas.

Compartilhe

RELACIONADAS

Destaque como Papai Noel em Palmas, ator e produtor diversificará apresentações neste ano

Papai Noel da Prefeitura entre 2014 e 2015 e em shoppings de Palmas, o ator, produtor e fotógrafo Da

Com bruxas e apoio de três detentas, obra de arte é a provocação da OAB no Mês das Mulher

OAB realiza I Conferência da Mulher Advogada do Tocantins e das festividades do Mês da Mulher

Folia do Divino é celebrada e mantem tradição em municípios tocantinenses

As folias anunciam a presença do Espírito Santo e está presente nos municípios de Santa Rosa do Toca

Deixe seu comentário