Primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática ocorre na terça-feira, 21

Janaína Neres Evangelista conquistou uma medalha de prata e duas de bronze) e o estudante Tacio Araújo Sales é medalhista de prata em 2018, ambos são da Escola Estadual Meira Mato.

Na próxima terça-feira, 21, será realizada a prova da 1ª fase da 15ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). A prova acontece nas escolas cadastradas. No Tocantins, segundo a equipe organizadora, estão inscritos e aptos para participarem da Obmep, 145.022 estudantes, matriculados em 406 unidades escolares.

A prova terá 20 questões de múltipla escolha e está dividida em três níveis; o primeiro, para alunos matriculados do 6º e 7º ano do ensino fundamental; o segundo para estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental e, por último, alunos do ensino médio.

O horário da prova será definido por cada instituição de ensino. No momento de responder, os participantes devem utilizar apenas lápis preto, borracha e caneta esferográfica na cor preta ou azul.

Serão classificados para a segunda etapa da Obmep, os estudantes que obtiverem as maiores notas na prova da primeira fase, selecionados em ordem descrente de nota, até que preencha o total de vagas disponíveis para cada unidade escolar.

A prova da 2ª fase está prevista para ser realizada no dia 28 de setembro, nas escolas polos. E o resultado será divulgado na primeira semana de dezembro.

Premiação

A Comissão Organizadora distribuirá este ano, um total de 575 medalhas de ouro, 1.725 medalhas de prata, 5.175 medalhas de bronze e até 51.900 menções honrosas.

Em 2018, o Tocantins obteve uma medalha de ouro, 8 de prata, 65 de bronze e 274 menção honrosa, totalizando 348 alunos premiados.

A olimpíada é uma iniciativa da Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impar) com a parceria do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação.

FAÇA SEU COMENTÁRIO