PALMAS
Pesquisar
Close this search box.

Estado

Presidente do CRA participa de Sessão Solene na Câmara dos Deputados

Francisco Costa participou do evento em comemoração ao Dia do Administrador nesta segunda, 09.

Publicado em

O Presidente do Conselho Regional de Administração do Tocantins, Francisco Costa, participou nesta segunda-feira, 09, de uma Sessão Solene na Câmara dos Deputados em Brasília-DF, em comemoração ao dia do Administrador, comemorado anualmente no dia 09 de setembro. (continua abaixo)

A sessão contou ainda com a presença do conselheiro federal de Administração, Rogério Ramos, que também é secretário de Finanças de Palmas. além de representantes de diversos estados. A iniciativa foi do deputado federal Hildo Rocha.

Rogério Ramos, Hildo Rocha, Eli Borges e Francisco Costa durante a Sessão Solene

Francisco Costa nos concedeu uma entrevista por e-mail na qual falou sobre a necessidade de fortalecimento do categoria e os desafios do Conselho e dos administradores. Confira:

QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS DESAFIOS DO CRA-TO E COMO TEM ATUADO PARA SUPERÁ-LOS?

OS Conselhos Regionais de Administração (CRAs) são autarquias federais de fiscalização do exercício da profissão do Administrador, Tecnólogos e outras áreas afins, dotada de personalidade jurídica de direito público com sede e foro nas capitais, com jurisdição em todo o Estado, defendendo tanto os profissionais da Administração, como também a sociedade no que diz respeito à qualidade e ética, coibindo a prática do exercício ilegal dessas profissões. Os CRAs orientam e fiscalizam o exercício profissional, verificando e valorizando o exercício legal e ético dos seus jurisdicionados.

Neste contexto, alguns dos desafios do CRA, assim como dos Conselhos de Classe, é o de promover a valorização da profissão, destacando a identidade, perfil, valor e importância do profissional ADM na gestão das organizações e na gestão pública. Outrossim, muitas ações são realizadas pelo CRA-TO em prol da valorização da classe, em especial promovendo parcerias que visam uma melhor capacitação, alocação no mercado, promoção de palestras, cursos e conscientização quanto a importância do profissional para o resultado de excelência na gestão, de forma a promover a Ciência da Administração, valorizando as competências profissionais, a sustentabilidade das organizações e o desenvolvimento do país.

Leia Também:  Primeira-dama Karynne Sotero recebe novos instrutores habilitados do Proerd

Outro desafio em 2019, não só para o CRA, mas para todos os Conselhos de Classe, é a luta contra uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 108/2019, elaborada pelo governo atual, que pode levar à extinção dos conselhos profissionais ao definir que a filiação a essas entidades deve ser opcional, diferentemente da exigência atual. Na prática, a PEC levaria a uma redução significativa da arrecadação em anuidades – fonte de receita dos conselhos de classe–, inviabilizando o trabalho de regulação e fiscalização das respectivas atividades, o qe possibilitaria que profissionais antiéticos ou com formação precária atuassem livremente. A proposta ceifa um dos mais importantes instrumentos de defesa da sociedade na fiscalização profissional, com o nítido e único propósito de engessar, enfraquecer e silenciar as entidades.

Todavia, os conselhos estão buscando apoio dos parlamentares para aderirem apoio contra a PEC 108. Acreditamos que o bom senso e a racionalidade vai superar esse desafio.

EXISTEM QUANTOS PROFISSIONAIS ADM REGISTRADOS NO CRA-TO EM 2019?

Considerando-se que os profissionais da administração são: administradores, tecnólogos em áreas afins, assim como os mestrados e doutorados em administração, o CRA-TO possui o quantitativo de mais de 4 mil registrados.

QUAL A NECESSIDADE DE SER FILIADO AO CRA-TO?

Todo bacharel, tecnólogo ou outros registrado no CRA deve portar a Carteira de Identidade Profissional, como prova de que está legalmente habilitado ao exercício da profissão.

O profissional estando habilitado no seu CRA é uma garantia a mais para a empresa e uma certeza maior para o Administrador que tem por trás o Conselho Regional de Administração lhe dando respaldo. Tanto é que Conforme RESOLUÇÃO NORMATIVA CFA N.º 419, DE 1º DE MARÇO DE 2012, é obrigatória a assinatura e a citação do número do registro no Conselho Regional de Administração em todos os documentos produzidos pelo Administrador e demais Profissionais de Administração, em decorrência da sua ação profissional.

Leia Também:  Morrem mais 17 do novo coronavírus e número de infectados chega a mais de 45.000

QUAIS AS VANTAGENS DE SER UM PROFISSIONAL REGISTRADO NO CRA-TO?

-Exercício legal da profissão; Posse em cargos públicos; Maior reconhecimento do mercado e sociedade; Recebimento de informativos; Valorização da classe; Acesso ao clube de convênios; Outros.

Presidente Francisco falou sobre os desafios para os administradores de empresas

OS CURSOS OFERECIDOS PELAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO DO TOCANTINS ESTÃO FORMANDO PROFISSIONAIS PREPARADOS PARA O MERCADO?

Acreditamos que os curso de Administração e áreas afins rompe a “distância” entre o amadorismo e a excelência da gestão. As instituições de ensino estão a cada dia buscando a melhoria contínua quanto a formação de bons profissional, e no Tocantins, há instituições sérias, com vários educadores engajados e comprometidos. Muitas vezes, só depende da dedicação de cada estudantes a busca pela melhor qualificação, não se limitando apenas aos muros das faculdades.

QUE MENSAGEM O SERNHOR DEIXA PARA OS PROFISSIONAIS ADM DO TOCATINS?

A Administração é definida como a arte ou ciência de gerir recursos, da melhor maneira possível, maximizando da melhor forma possível o que está disponível, evitando o desperdício e obtendo os melhores resultados para a organização. Cabe a cada profissional ADM acreditar no seu potencial para se manter um passo à frente e serem capazes de promover transformações organizacionais de forma ágil e empreendedora, e assim se manter competitivo. Por fim, esperamos que os profissionais ADM do Tocantins possam contribuir continuamente com o CRA-TO, estando sempre próximo do Conselho, para que juntos possamos destacar o perfil e importância da nossa classe. Esse é nosso compromisso!

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Estado

Em Almas, governador Wanderlei Barbosa participa do encerramento da Agrosudeste 2024

Published

on

Após quatro dias de programação, é encerrada oficialmente, nesse sábado, 13, a 8ª edição da Feira Agrotecnológica da Região Sudeste do Tocantins (Agrosudeste). O governador Wanderlei Barbosa, acompanhado da primeira-dama Karynne Sotero, participou do último dia do evento, que tem apoio do Governo do Tocantins, por meio  do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins).

O chefe do executivo estadual participou da tradicional missa do vaqueiro, e prestigiou  ainda a 3ª edição da Cavalgada Agrosudeste. “Nesse encerramento garantimos que a região sudeste é extremamente importante para o nosso Estado. Por meio do agronegócio e incentivando eventos como esses, colaboramos com o setor produtivo  e reforçamos a riqueza da cultura tocantinense”, ressalta o governador Wanderlei Barbosa.

O  feira é realizada anualmente no Parque Agrotecnológico Neiçon Gomes, em Almas, e é considerada maior da região sudeste do Tocantins. Esse ano o evento ocorreu de 10 a 13 de abril, com mais de 50 expositores locais e de outros estados, além de representantes de cinco instituições financeiras. Estima-se que a feira movimentou cerca de R$ 50 milhões em negócios, além de atrair cerca de 20 mil pessoas durante os dias de realização. O evento destacou-se pela presença de tecnologia de ponta e oportunidades de negócios e aprendizado

O governador Wanderlei Barbosa visitou as instalações da feira, passando pela Arena do Conhecimento da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins); pelo Pavilhão da Mineração, da Agência de Mineração do Estado do Tocantins (Ameto) e ainda o Espaço Sebrae Agro, onde foram debatidas as capacitações na área privada com o setor produtivo estadual.

Leia Também:  Quatro destinos do Tocantins para os adeptos do turismo religioso

“Temos muitos programas de incentivo ao pequeno produtor e também micro e pequeno empreendedor, sabendo do quanto pode ser rentável e produtivo as atividades agro. A feira foi um sucesso, agradeço ao governador  e o parabenizando o seu empenho com o apoio a esse evento”,  afirma Paulo Carneiro,  presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (Faet) e vice-presidente do Sebrae.

O prefeito de Almas, Wágner Nepomuceno Carvalho, a feira destacou potencial da região para o agronegócios, agradeceu o apoio do Governo do Tocantins, pela atenção e cuidado e apoio a eventos que contribuem para o crescimento local. “A feira tem muita importância para nossa região, mas ficamos imensamente orgulhos em saber que nossa cidade contribui para todo o estado, por meio do agronegócio. Parabenizo o governador, que mesmo com os cuidados médicos pós-cirúrgicos, veio prestigiar nosso evento, que não seria realizado com essa magnitude sem o apoio dele”, afirma o prefeito.

Setor turístico

Fazendo parte da região das Serras Gerais, Almas abriga inúmeros atrativos turísticos famosos, por conta da rica beleza natural, como o Cânion Encantado, Cachoeira da Cortina, Cachoeira Da Fumaça, dentre outros.

Por meio da programação cultural da feira, o número de pessoas da cidade acaba aumentando, favorecendo o comércio local, sobretudo o turismo. O secretário do Estado do Turismo, Hercy Filho, destacou a feira como um fator fundamental para o incentivo turístico na região. “O agronegócio é um dos pontos fortes da gestão Wanderlei e o nosso governador tem apoiado muito atividades como essa. A feira sem sobra de dúvidas contribui para o turismo local, além de fomentar a economia da região das Serras Gerais”, comenta o secretário.

Leia Também:  Mais de 500 famílias tocantinenses foram beneficiadas com a regularização fundiária de imóveis rurais no Tocantins, em um ano da Gestão Wanderlei Barbosa

Agrosudeste

A Agrosudeste é realizada pela Central das Associações dos Produtores Rurais de Almas e Porto Alegre do Tocantins (Cenaprap) e conta com a parceria do Governo do Tocantins e secretárias de estado, além de instituições da iniciativa privada.

Envolvendo 25 municípios da região e cidades de outros estados como  Bahia, Goiás, São Paulo e Rio Grande do Sul, a feira tem mostrado a potencialidade da região sudeste do Tocantins em políticas e tecnologias no setor do agronegócio, além de abrir campo de pesquisas e inovações para o setor.

Entre as novidades da 8ª da feira, destaca-se o Complexo de Piscicultura de Tanques Escavados, que sediou um dos maiores “Dia de Campo” da região Sudeste, voltado para o pequeno produtor. Outro destaque é a implantação pioneira da Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) em área pública no Tocantins. Essa iniciativa visa promover a recuperação de áreas de pastagens degradadas, agregando diferentes sistemas produtivos, como grãos, fibras, carne, leite e agroenergia, na mesma propriedade.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA