Projeto aposta em ações pedagógicas multidisciplinares e melhora o desempenho da aprendizagem

Na culminância das ações do projeto Aluno Cidadão, desenvolvido no Colégio Estadual Adá de Assis Teixeira, de Goiatins, os estudantes das turmas que alcançaram melhor desempenho nas atividades propostas iniciaram, em Palmas, nesta sexta-feira, 6, a visitação aos órgãos públicos, a participação em atividades culturais e visitas a pontos turísticos.

O projeto Aluno Cidadão trabalha com ações que tornam os estudantes protagonistas e responsáveis pelos seus espaços de aprendizagem – à medida que as turmas mantêm suas salas organizadas, por exemplo, eles recebem pontuação, da mesma forma que as turmas que alcançam melhores resultados nas avaliações.

Além disso, ao longo do ano, foram desenvolvidas atividades pedagógicas interdisciplinares e diversificadas, abrangendo as disciplinas de cada área de conhecimento da Estrutura Curricular, conforme explicou o diretor da unidade de ensino, Edmilson de Assis Teixeira Souza. “As ações são organizadas dentro do processo pedagógico, envolvendo toda a comunidade escolar”.

O diretor destacou entre as ações a realização da 14ª Feira dos Estados. “O estudante precisa saber da geografia, da história, das manifestações artísticas do Estado pelos quais estão responsáveis por trabalhar. A atividade ajuda a desenvolver o empreendedorismo, pois quando eles organizam as feiras, eles precisam identificar a alimentação típica de cada estado e se vai ter lucro na venda”.

Ainda sobre as ações realizadas dentro do projeto, a professora de língua portuguesa e conselheira da turma vencedora do ensino fundamental, Gisele Sousa Cirqueira, destacou: “fizemos o soletrando, as festas referentes às datas comemorativas – dia das mães, dia dos pais, dia do estudante – e a gincana do conhecimento”.  

Visitas

As atividades, em Palmas, iniciaram pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes, onde os cerca de 50 estudantes das duas turmas que mais acumularam pontos foram recebidos pelo secretário executivo Robson Vila Nova e pela superintendente de Educação Básica, Amanda Pereira Costa. “A Educação e a escola precisam ser vistas como laboratórios e esse passeio, sem dúvida, é um grande laboratório de aprendizagem. Vocês estão de parabéns!”, pontuou Robson Vila Nova.

A professora de língua portuguesa e conselheira da turma do ensino médio vencedora, Daynara Cavalcante Silveira, destacou o desempenho dos alunos que alcançaram os melhores índices de pontuação. “Toda a escola se envolveu bastante na realização das atividades, porém os estudantes que estão aqui se destacaram pelo empenho nas ações”.

O estudante Victor Figueiredo Lobão, da 1ª série do ensino médio, destacou o papel do projeto. “Eu acho muito importante, pois foi uma oportunidade de obtermos conhecimento de uma forma inovadora. Estar aqui é muito importante, pois tem muita gente que ainda não conhece Palmas e alguns conhecem, mas não foram aos pontos turísticos que iremos”, ressaltou.

Já a estudante Celina Kelly Silva Ferreira destacou a alegria da conquista da premiação. “Estar aqui é uma motivação para continuarmos nos envolvendo mais, buscando cada vez mais superar os desafios e buscar conhecimentos. Nós não ganhamos apenas o prêmio, mas ganhamos pela aprendizagem que adquirimos”, apontou.

Os estudantes ficarão em Palmas até sábado, 7, e nesses dias visitarão o Palácio Araguaia, o Palacinho, a Praia da Graciosa, o Parque Cesamar, a Praia do Caju, entre outros pontos da cidade.

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