Número de casos suspeitos do novo coronavírus explode em Palmas e chega a 523

Palmas foi a primeira cidade do Tocantins a confirmar um caso de coronavírus e mantém 9 dos 12 casos do estado

O número de casos suspeitos do novo coronavírus em Palmas explodiu esta semana e já chega a 523 segundo o boletim epidemiológico divulgado pela própria prefeitura nesta terça-feira, 31 de março. (continua abaixo)

Desde o dia 23 de março, os casos com sintomas de gripe passaram a constar na ficha de notificação municipal como casos suspeitos de coronavírus (Covid-19), conforme orientação do Ministério da Saúde.

No domingo a prefeitura manteve as restrições para o funcionamento do comércio, que permanece quase todo fechado e prorrogou por mais uma semana o ponto facultativo dos servidores não essenciais da administração pública municipal como medidas para evitar a disseminação da doença em Palmas.

A capital foi a primeira cidade do estado a confirmar um caso da Covid-19 e o que concentra a maior parte dos casos, nove, no total. Os outros três casos estão em Araguaína, no norte do estado, que na última sexta-feira relaxou as medidas de isolamento da população.

De acordo com o Centro de Operações de Emergência, que concentra as ações e informações sobre a pandemia na cidade, dos nove casos confirmados em Palmas, duas pessoas encontram-se internadas, uma em estado de saúde grave e a outra estável, segundo as informações do último boletim médico divulgado. As outras seis  pessoas apresentam sintomas mais leves e se recuperam em isolamento domiciliar e uma já se curou da doença.

Dados oficiais divulgados pela prefeitura de Palmas na noite desta terça-feira, dia 31

Cenário Nacional e Mundial

O relatório de Situação nº 71 da Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou 750.890 casos do coronavírus (Covid-19) em todo mundo, sendo que 36.405 (4,8%) vieram a óbito. Duzentos e três (203) países, áreas e territórios possuem casos confirmados da doença causada pelo novo Coronavírus. A OMS ainda considera muito elevado o nível de risco de disseminação do vírus em escala global.  

No Brasil, até as 17 horas desta terça-feira, foram diagnosticados 5.717 casos positivos da doença, com 201 óbitos e revelando uma taxa de letalidade de 3,5% dos casos confirmados. Esse índice de mortes está abaixo da média mundial e, por isso, é possível concluir que as medidas de enfrentamento estão surtindo efeitos positivos, principalmente o distanciamento e o isolamento social. Todos os estados brasileiros possuem casos confirmados para Covid-19.

FAÇA SEU COMENTÁRIO