Site da Agrotins tem espaço para divulgação das ações em unidades de conservação

A Semarh dispõe de um espaço no site da Agrotins 2020 destinado a divulgar as ações realizadas pela instituição e de interesse do produtor rural

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) dispõe de um espaço no site da Feira Agrotecnológica do Tocantins (Agrotins), destinado a divulgar as ações realizadas pela instituição e de interesse do produtor rural. Dentre elas, está a Gestão das Unidades de Conservação do Tocantins (Gesto) que pode ser acessada através da aba espaços dos pavilhões.

O objetivo é ter mais um canal com informações para que os visitantes possam saber mais sobre dados referentes ao sistema e todo o trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado para preservar as unidades de conservação do Tocantins.

As Unidades de Conservação (UC´s)  são espaços territoriais e seus recursos ambientais, incluindo as águas jurisdicionais com características naturais relevantes, legalmente instituídos pelo Poder Público, com objetivos de conservação e limites definidos, que possuem garantias adequadas e proteção da lei.

As UC´s da esfera federal são administradas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Nas esferas estaduais e municipais, a administração fica por conta dos Sistemas Estaduais e Municipais de Unidades de Conservação. No Tocantins, as unidades de conservação estaduais são administradas pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).

Unidades de Conservação do Tocantins   

As áreas Estaduais de Proteção ambiental são: Nascentes de Araguaína, do Jalapão, da Foz do Rio Santa Tereza, Ilha do Bananal Cantão, Lago de Palmas, Lago de Santa Isabel, Lago de São Salvador do Tocantins-Paranã,  Serra do Lajeado, Serra de Tabatinga, Rio Taquari, Pé do Morro, Sapucaia, Serra do Estrondo, Estação Ecológica Federal Serra Geral do Tocantins, Monumento Natural Estadual das Árvores Fossilizadas do Tocantins (Monaf), Monumento Natural Municipal Canyons e Corredeiras do Rio Sono, Parque Estadual do Cantão, do Jalapão, do Lajeado, Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba, Parque Nacional do Araguaia

Parque Natural Municipal de Palmeirópolis, Reserva Extrativista Federal Extremo Norte do Estado do Tocantins, Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) de Água Bonita, Bela Vista, Canguçu, Catedral do Jalapão, Fazenda Calixto, Fazenda Sonhada, Reserva Minnehaha, Reserva Sítio Ecológico Monte Santo

 

Gesto

O Gesto é um sistema capaz de gerenciar as Unidades de Conservação (UCs), desde os trâmites necessários para a sua criação até a gestão administrativa e financeira. Uma das principais vantagens do sistema é que ao mesmo tempo em que possibilita ao público geral uma transparência em relação às UC´s, favorece também o trabalho do gestor no que diz respeito a eficiência administrativa.

 

FAÇA SEU COMENTÁRIO