Projeto SOS Tocantins beneficiará famílias tocantinenses em situação de vulnerabilidade social

A iniciativa é realizada pelo Sebrae Tocantins em parceria com o Ministério Público Federal (MPF-TO) e Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO)

Na manhã desta quinta-feira, 18, profissionais da imprensa tocantinense participaram do lançamento do Projeto SOS Tocantins. A ação tem o objetivo de apoiar entidades carentes e comunidades em situação de vulnerabilidade, notadamente necessitados e populações indígenas no enfrentamento da pandemia de Covid19. A iniciativa é realizada pelo Sebrae Tocantins em parceria com o Ministério Público Federal (MPF-TO) e Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO). (continua abaixo)

Em uma coletiva virtual, os jornalistas tiveram acesso, em primeira mão, aos detalhes do SOS Tocantins, que seguirá até o mês de novembro deste ano. A ação mobilizará empresários e sociedade em geral para doações de alimentos, materiais de higiene e itens de proteção individual. A ideia é minimizar os impactos causados pela necessidade de isolamento social, uma vez que boa parte das famílias teve sua renda mensal reduzida. O projeto também envolverá a campanha “Compre do Pequeno” já que suas ações se estenderão a mobilização aos pequenos negócios.

“Temos apoiado os pequenos negócios em todo esse período de pandemia. Estivemos presentes quando as atividades pararam, nos posicionamos rapidamente criando ferramentas para auxiliar quem estava precisando de nós. Neste momento de retomada não será diferente. O chamado “novo normal”, nos exige fazer algo a mais. É um momento que exige cuidados que vão além do uso da máscara e do álcool em gel. Por isso o SOS Tocantins, em parceira com instituições tão importantes como o MPF e a DPE trazem a inciativa de apoio aos que precisam”, reforçou o superintendente do Sebrae Tocantins Moisés Gomes, ao convidar todos os colaboradores para já fazerem suas doações.

"A atuação conjunta das três instituições representa o momento em que vivemos, onde a cooperação mútua se faz ainda mais necessária para ajudar quem mais precisa. A Defensoria Pública faz questão de incentivar, participar e prestigiar a iniciativa porque sabemos da seriedade da campanha e da situação de vulnerabilidade que muitos tocantinenses estão vivendo diante dos efeitos da pandemia. Estamos orgulhosos de podermos, também por meio dessa ação, cumprir a missão da Defensoria de estar perto das pessoas necessitadas”, destacou o Defensor Público-Geral no Tocantins, Fábio Monteiro dos Santos.

Para o Procurador da República, Fernando Antonio de Alencar Alves de Oliveira Júnior, neste momento de crise, é importante que todos, inclusive os entes públicos, se mobilizem na tentativa de ajudar os mais necessitados. “O Ministério Público Federal, como ente responsável por promover a cidadania e defender os direitos fundamentais, sentiu-se obrigado a, em conjunto com outras instituições parceiras, realizar a presente campanha, que tem foco no fomento da solidariedade. Se todos contribuírem, o Estado do Tocantins poderá sair mais forte desta pandemia", explicou.

Doadômetro

Um site exclusivo para a campanha foi lançado nesta quinta-feira, 18. Pelo endereço http://sostocantins.com.br/, o projeto receberá doações online e a sociedade poderá acompanhar as instituições apoiadoras, as arrecadações recebidas e local que serão destinadas. Os pontos de coleta em todo estado também estão mapeados na ferramenta.

FAÇA SEU COMENTÁRIO