PALMAS
Pesquisar
Close this search box.

Estado

Governo qualifica Parque Agrotecnológico e mais quatro projetos para o Programa

Iniciativa busca parcerias com o setor privado para modernizar espaços e serviços em áreas estratégicas.

Publicado em

Em mais um passo rumo ao incentivo de parcerias estruturantes com o setor privado, o Governo do Estado do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado de Parcerias e Investimentos (SPI), publicou um novo decreto no Diário Oficial de Estado (DOE) nesta sexta-feira, 27, que trouxe a qualificação de cinco novos projetos e pré-projetos para serem incluídos no Programa de Parcerias e Investimentos do Estado do Tocantins, o Tocantins-PPI.

A partir da publicação do decreto, fica autorizado o início de estudos e análises estruturantes por parte da Secretaria de Estado do Parcerias e Investimentos, que vai buscar formas de elaborar modelagens técnicas, econômicas, financeiras e jurídicas de cada área, com fins de viabilizar parcerias com a iniciativa privada.

Entre as áreas indicadas no Decreto nº 6.189, de 25 de novembro de 2020, publicado na data de hoje, está o Parque Agrotecnológico do Estado do Tocantins, local em que ocorre a tradicional Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins).

O objetivo da qualificação, conforme esclarece o secretário de Estado de Parcerias e Investimentos, Claudinei Aparecido Quaresmin, está em modernizar o espaço, ampliando a estrutura de acesso com serviço de pavimentação interna e externa, construção de aeroporto, ampliação de estacionamento e ainda outros investimentos necessários para tornar o parque modelo de referência.

“Um bom exemplo para ilustrar a proposta do Governo do Estado, com o Programa de Parcerias e Investimentos, é o Parque Agrotecnológico. São dezenas de oportunidades que podemos explorar no local, além da própria realização da Agrotins, que se tornou um grande evento na região. Queremos ir mais além, conquistar outros mercados, mais público e ampliar o volume de negócios. E, para isso, precisamos atrair investidores, queremos mostrar o potencial do Parque e formar parcerias para viabilizar os investimentos necessários”, esclarece o Secretário.

Leia Também:  Defensoria Pública diz que mais de 400 pessoas precisam de aparelhos auditivos no Estado

Parceria vai ampliar o potencial do Parque Agrotecnológico

O Governo do Tocantins tem um planejamento em longo prazo para incrementar o uso do Parque Agrotecnológico. A partir de uma parceria consolidada com a iniciativa privada, será possível explorar economicamente todo o potencial do espaço, garantindo a realização de mais eventos de grande porte e incentivando a formação de mais negócios do mundo agro.

O secretário-executivo do Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos, Robson Menezes Ferreira, informou que o Governo quer transformar a área em um grande centro de eventos do agronegócio.

Secretário Executivo Robson Menezes Ferreira

“Atualmente, apenas a Agrotins, que já é um evento de grande sucesso, é realizada no Parque Agrotecnológico, e nós queremos mais do que isso. A intenção é que essa área se transforme em um grande centro de eventos voltados ao agronegócio, que é a principal vocação do Estado. Com a iniciativa privada, queremos um calendário constante de outros grandes eventos que possam atrair investimentos, novos negócios, gerar emprego, renda e assim por diante”, afirma Robson Menezes.

Confira as outras áreas qualificadas no decreto

O decreto trouxe a qualificação de outros quatro projetos e pré-projetos, que foram indicados e aprovados por meio de reuniões do Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos do Estado do Tocantins (CPPI-Tocantins).

As demais áreas incluídas no decreto são:

-Pré-Projeto Terminais Rodoviários do Estado do Tocantins, para atendimento do Terminal Rodoviário de Palmas e, em subsequência, àqueles dos demais municípios;

-Pré-Projeto de Implantação, Operação e Gestão de Miniusinas de Produção de Energia Fotovoltaica, para atendimento da demanda de consumo de energia elétrica da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes e, posteriormente, de entidades e/ou outros órgãos públicos da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo Estadual;

Leia Também:  Governador Wanderlei Barbosa anuncia inauguração da Escola de Tempo Integral Domingos da Cruz Machado, em Araguaína, para fevereiro

Parque agrotecnológico no qual é realizada a Agrotins

-Projeto Parque Tecnológico;

-Projeto Parques Naturais e Urbanos.

O próximo passo agora será com a formação de Grupos de Trabalho sob responsabilidade e gestão da Secretaria de Estado de Parcerias e Investimentos, que irá, por meio de agentes públicos e profissionais do mercado privado, coordenar os estudos de estruturação aos respectivos projetos e pré-projetos, conforme esclareceu Claudinei Quaresmin.

“Agora, a partir da identificação e da liberação dessas áreas, vamos buscar o setor privado para viabilizar os estudos de estruturação de cada um dos projetos e pré-projetos, dando a credibilidade necessária aos contratos e editais de concessões que iremos fazer no futuro. Estaremos reunindo as informações fundamentais de cada área para que a iniciativa privada se aproxime, entenda cada uma delas e desperte o interesse em formar parceria com o Governo do Tocantins”, destaca o Secretário.

Participação Popular

Segundo o secretário-executivo Robson Ferreira, todo o processo para elaboração de propostas à iniciativa privada será feito com a participação massiva da população, por meio da realização de audiências públicas e outras formas de consulta popular. Trata-se de um mecanismo democrático que o Governo do Estado irá utilizar durante todo o trabalho no âmbito do Programa de Parcerias e Investimentos.

“São os estudos que irão confirmar ou não a viabilidade de cada um desses projetos citados no decreto e nenhum deles será feito sem a participação da comunidade. Por meio de audiências públicas, iremos garantir que a comunidade tocantinense esteja junto de nós, opinando e construindo um formato de qualidade. São etapas fundamentais que iremos seguir, estamos à disposição dos órgãos de controle, sociedade civil de demais entidades”, esclarece Robson Ferreira.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Estado

Em Almas, governador Wanderlei Barbosa participa do encerramento da Agrosudeste 2024

Published

on

Após quatro dias de programação, é encerrada oficialmente, nesse sábado, 13, a 8ª edição da Feira Agrotecnológica da Região Sudeste do Tocantins (Agrosudeste). O governador Wanderlei Barbosa, acompanhado da primeira-dama Karynne Sotero, participou do último dia do evento, que tem apoio do Governo do Tocantins, por meio  do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins).

O chefe do executivo estadual participou da tradicional missa do vaqueiro, e prestigiou  ainda a 3ª edição da Cavalgada Agrosudeste. “Nesse encerramento garantimos que a região sudeste é extremamente importante para o nosso Estado. Por meio do agronegócio e incentivando eventos como esses, colaboramos com o setor produtivo  e reforçamos a riqueza da cultura tocantinense”, ressalta o governador Wanderlei Barbosa.

O  feira é realizada anualmente no Parque Agrotecnológico Neiçon Gomes, em Almas, e é considerada maior da região sudeste do Tocantins. Esse ano o evento ocorreu de 10 a 13 de abril, com mais de 50 expositores locais e de outros estados, além de representantes de cinco instituições financeiras. Estima-se que a feira movimentou cerca de R$ 50 milhões em negócios, além de atrair cerca de 20 mil pessoas durante os dias de realização. O evento destacou-se pela presença de tecnologia de ponta e oportunidades de negócios e aprendizado

O governador Wanderlei Barbosa visitou as instalações da feira, passando pela Arena do Conhecimento da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins); pelo Pavilhão da Mineração, da Agência de Mineração do Estado do Tocantins (Ameto) e ainda o Espaço Sebrae Agro, onde foram debatidas as capacitações na área privada com o setor produtivo estadual.

Leia Também:  Eleitor deve se regularizar a partir desta quinta, 7, e evitar cancelamento do título

“Temos muitos programas de incentivo ao pequeno produtor e também micro e pequeno empreendedor, sabendo do quanto pode ser rentável e produtivo as atividades agro. A feira foi um sucesso, agradeço ao governador  e o parabenizando o seu empenho com o apoio a esse evento”,  afirma Paulo Carneiro,  presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (Faet) e vice-presidente do Sebrae.

O prefeito de Almas, Wágner Nepomuceno Carvalho, a feira destacou potencial da região para o agronegócios, agradeceu o apoio do Governo do Tocantins, pela atenção e cuidado e apoio a eventos que contribuem para o crescimento local. “A feira tem muita importância para nossa região, mas ficamos imensamente orgulhos em saber que nossa cidade contribui para todo o estado, por meio do agronegócio. Parabenizo o governador, que mesmo com os cuidados médicos pós-cirúrgicos, veio prestigiar nosso evento, que não seria realizado com essa magnitude sem o apoio dele”, afirma o prefeito.

Setor turístico

Fazendo parte da região das Serras Gerais, Almas abriga inúmeros atrativos turísticos famosos, por conta da rica beleza natural, como o Cânion Encantado, Cachoeira da Cortina, Cachoeira Da Fumaça, dentre outros.

Por meio da programação cultural da feira, o número de pessoas da cidade acaba aumentando, favorecendo o comércio local, sobretudo o turismo. O secretário do Estado do Turismo, Hercy Filho, destacou a feira como um fator fundamental para o incentivo turístico na região. “O agronegócio é um dos pontos fortes da gestão Wanderlei e o nosso governador tem apoiado muito atividades como essa. A feira sem sobra de dúvidas contribui para o turismo local, além de fomentar a economia da região das Serras Gerais”, comenta o secretário.

Leia Também:  Defensoria Pública diz que mais de 400 pessoas precisam de aparelhos auditivos no Estado

Agrosudeste

A Agrosudeste é realizada pela Central das Associações dos Produtores Rurais de Almas e Porto Alegre do Tocantins (Cenaprap) e conta com a parceria do Governo do Tocantins e secretárias de estado, além de instituições da iniciativa privada.

Envolvendo 25 municípios da região e cidades de outros estados como  Bahia, Goiás, São Paulo e Rio Grande do Sul, a feira tem mostrado a potencialidade da região sudeste do Tocantins em políticas e tecnologias no setor do agronegócio, além de abrir campo de pesquisas e inovações para o setor.

Entre as novidades da 8ª da feira, destaca-se o Complexo de Piscicultura de Tanques Escavados, que sediou um dos maiores “Dia de Campo” da região Sudeste, voltado para o pequeno produtor. Outro destaque é a implantação pioneira da Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) em área pública no Tocantins. Essa iniciativa visa promover a recuperação de áreas de pastagens degradadas, agregando diferentes sistemas produtivos, como grãos, fibras, carne, leite e agroenergia, na mesma propriedade.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA