Carlesse anuncia novo concurso da Segurança e nomeia 46 aprovados da Polícia Civil

Governador Mauro Carlesse ressaltou que nomeação de 46 aprovados no concurso da Polícia Civil de 2014 só foi possível graças ao equilíbrio das contas públicas
O governador do Tocantins, Mauro Carlesse, anunciou na manhã desta quarta-feira, 3, a formação da comissão que irá preparar o novo concurso público da Secretaria de Estado da Segurança Pública. O anúncio, feito em solenidade restrita no Palácio Araguaia, foi transmitido por meio de live nas redes sociais do Governo. O Chefe do Executivo ainda assinou os atos de nomeação de 46 aprovados no concurso da Polícia Civil, realizado em 2014. (continua abaixo)
 
O governador Mauro Carlesse destacou a importância de investir na segurança pública. “Fico feliz de estar fazendo do Tocantins cada vez mais um Estado com segurança. Tem que investir em homens, em tecnologia e em todas as áreas. O Tocantins, hoje, é um exemplo na segurança pública. Em uma crise igual a que nós estamos, causada pela pandemia e situações adversas, nós estamos vendo o nosso Tocantins baixando os índices de criminalidade. Tenho um respeito muito grande pelos profissionais da segurança pública”, enfatizou.
 
Sobre o novo concurso público, o governador Mauro Carlesse ressaltou que o mesmo só é possível graças ao equilíbrio das contas. “Esse concurso público em outros estados seria até impossível, mas pelo trabalho que estamos fazendo, aqui no Tocantins, é possível. Hoje, nós temos um direcionamento, temos metas e temos compromisso com a comunidade. Esse concurso que estamos dando início é sinônimo de qualidade. O concurso traz pessoas com qualidade para nos ajudar a fazer um Estado que atrai pessoas e investimentos”, ponderou.
 
“Tivemos o cuidado de equilibrar as contas, atendendo as leis naquilo que se refere a gastos com pessoal e, agora, podemos nomear os aprovados para melhorar o contingente da Polícia Civil, proporcionando mais segurança ao cidadão”, complementou o vice-governador Wanderlei Barbosa.
 
Nomeações e novos concursos
 
O secretário de Estado da Segurança Pública, Cristiano Sampaio, destacou que tanto a nomeação dos aprovados do concurso de 2014 quanto o anúncio da comissão que vai preparar o novo concurso, para provimento de cargos da carreira da Polícia Civil, são fundamentais para o fortalecimento da segurança no Tocantins. Foram nomeados 11 delegados de Polícia, 13 escrivães e 22 peritos oficiais.
 
“São duas pautas extremamente importantes. A gente consegue aqui concluir a nomeação de um concurso que vem desde 2014. Logicamente que isso só foi possível após fazer os ajustes nas contas públicas. A Polícia Civil se fortalece quando tem mais pessoas em seu quadro, selecionadas em um processo de concurso público criterioso”, ressaltou.
 
Conforme o secretário Cristiano Sampaio, o novo concurso é necessário devido ao fato de que 37% dos cargos da carreira da Polícia Civil encontram-se vagos e à iminente aposentadoria de diversos outros policiais. 
 
O secretário Cristiano Sampaio ressaltou também que a segurança vive um novo momento. “O que a gente vê é um momento novo na segurança pública do Tocantins e os resultados já aparecem. Nesse primeiro bimestre de 2021, tivemos uma redução de 23% no número de homicídios no Estado e uma redução superior a 40% nos crimes contra o patrimônio. E, ao anunciar a comissão que vai preparar um novo concurso público, o Governo reforça o quanto a segurança pública é importante”, afirmou.
 
Também participaram da live, na sala de reuniões do Palácio Araguaia, o secretário-chefe da Casa Civil, Rolf Vidal; e a delegada-geral da Polícia Civil, Raimunda Bezerra de Souza; e, virtualmente, representantes de órgãos de controle e de associações e sindicatos das categorias que compõem a área de segurança pública no Estado.

FAÇA SEU COMENTÁRIO