PM e parceiros participam de mobilização do Dia Nacional de Combate à Dengue

Abertuda das atividades do dia de mobilização contra o Aedes Aegypti. - JADIEL ARAUJO PEREIRA A solenidade contou com a presença das forças militares da capital. - JADIEL ARAUJO PEREIRA Policiais e demais militares do Tocantins se unem na luta contra o mosquito. - JADIEL ARAUJO PEREIRA Ministro se disse emocionado ao retornar ao Tocantins, seu estado de origem. - JADIEL ARAUJO PEREIRA O ministro do Planejamento e a vice-governadora do estado prestigiaram o evento. - JADIEL ARAUJO PEREIRA Abertuda das atividades do dia de mobilização contra o Aedes Aegypti.

A Polícia Militar do Tocantins e parceiros participaram na manhã desta sexta-feira, 02, por volta das 7h30, no Quartel do Comando Geral - QCG em Palmas, do início das atividades de mobilização do “Dia Nacional de Combate ao mosquito Aedes Aegypti”. A ação contou com a presença do Ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Dyogo Henrique de Oliveira, da vice-governadora do Tocantins, Cláudia Lélis, e do comandante geral da Polícia Militar do Tocantins, coronel PM Glauber de Oliveira Santos, dentre outras autoridades.

Participaram também deste início de mobilização 144 militares do Exército Brasileiro, 100 militares do Corpo de Bombeiros do Tocantins, 46 militares da Marinha do Brasil, e 100 policiais militares do Tocantins. Os militares irão garantir a segurança e auxiliar os agentes de endemias municipais e estaduais durante a realização de ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, vetor das doenças Dengue, Chikungunya, Zica, entre outras, visando coibir a proliferação do mosquito. 

Em Palmas os policiais militares realizarão ações nas Quadras 607 e 409 Norte. As unidades da Polícia Militar no interior do estado também participarão da mobilização nacional de combate ao mosquito da Dengue, com ações de limpeza e combate aos focos do mosquito nos quartéis, além de também acompanhar as equipes das Secretárias Municipais de Saúde nas visitas aos imóveis.

A vice-governadora do Tocantins, Cláudia Lelis, deu as boas vindas e agradeceu a presença do ministro Dyogo de Oliveira e das demais autoridades na solenidade. Elogiou a atuação da PM em todo estado, que não tem medido esforços para proteger as famílias tocantinenses, e falou da importância de ações integradas na guerra contra o mosquito. “Todos nós envolvidos e toda sociedade civil, somando forças na luta para vencer o mosquito, vamos arregaçar as mangas e trabalhar”, convocou Cláudia Lélis.

“É com certa emoção que eu participo desta cerimônia, por ter saído tão jovem do estado e agora voltar aqui e participar deste dia de mobilização para uma causa tão importante”, destacou o ministro. Destacou as campanhas de prevenção e combate ao mosquito em todo o mundo e especialmente no Brasil.

“Só com a mobilização de todos nesta causa será possível diminuir e quem sabe eliminar todas essas doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti. Grande sucesso no dia de hoje e que a gente torne rotina essas atitudes, que as pessoas compreendam que a luta contra o mosquito é diária, só a mobilização de todos possibilitará evitar tantas mortes causadas pelas doenças transmitidas pelo mosquito”, declarou Dyogo de Oliveira.

Presenças Senador Ataídes Oliveira, secretário de estado da saúde - Marcos Esner Musafir, deputada estadual Valderez Castelo Branco, comandante geral do Corpo de Bombeiros do Tocantins – coronel Dodsley Yuri Tenório Vargas, capitão Givago Barros Timóteo, representando o comandante do 22º Batalhão de Infantaria do Exército – coronel Cláudio Alexandre de Almeida Freitas. 

FAÇA SEU COMENTÁRIO