PALMAS
Pesquisar
Close this search box.

Estado

Banco de Olhos do Tocantins será entregue nesta quinta

Banco de Olhos do Tocantins funciona dentro do HGP será entregue oficialmente pelo Governo nesta quinta-feira, 16.

Publicado em

Formado por uma equipe multidisciplinar com estrutura que permite a abordagem, captação, preparo e armazenamento de córneas para transplante, o Banco de Olhos do Tocantins (Boto) funciona dentro do Hospital Geral de Palmas (HGP) e será entregue oficialmente pelo Governo do Estado nesta quinta-feira, 16, às 9 horas.

 

Desde dezembro de 2016, quando foi habilitado pelo Ministério da Saúde, o Boto já recebeu cinco doações de córneas e realizou 18 transplantes. Atualmente, pessoas 14 pacientes do Estado estão na lista para realização do procedimento.

 

Dentre as atribuições, o Banco de Olhos identifica os potenciais doadores e aborda familiares na busca do consentimento pela doação, o que segundo a oftalmologista do Boto, Núbia Freitas, é um dos maiores desafios. “Como não se fazia transplante no Estado, não há cultura de doação, no entanto é preciso que as pessoas se sensibilizem e informem em vida aos seus familiares sobre seu desejo de doar órgãos”, destaca.

 

Qualquer paciente acima de dois anos e abaixo de 70 anos é um potencial doador de córneas, que podem ser retiradas, com autorização expressa dos familiares, até seis horas após o falecimento do doador. A doação passa por avaliação através de exames de sorologia para certificar se o doador não possui doenças transmissíveis, como HIV e hepatites, bem como avaliar a qualidade do tecido, tudo para garantir êxito no transplante. Se as córneas puderem ser transplantadas, a Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos do Tocantins (CNCDO-TO) faz a convocação do paciente da lista de espera do Estado e realiza o procedimento. Após a retirada do tecido do doador, a córnea deve ser transplantada no prazo máximo de 14 dias.

Leia Também:  Governo entregará veículos e equipamentos de informática ao Ruraltins nesta terça

 

Fluxo de atendimento

A oftalmologista Núbia Freitas explica que para o cidadão entrar na lista de espera de transplante é necessário que realize uma consulta com oftalmologista e que este lhe dê indicação para o procedimento. Com a indicação médica, a pessoa pode procurar a Regulação Estadual, que a encaminhará para o HGP. No ambulatório do hospital, um oftalmologista fará um laudo médico confirmando a necessidade e encaminhando o paciente para avaliação da equipe de transplante, que vai cadastrar o usuário do SUS no Sistema Informatizado de Gerenciamento. A partir daí, ele já está na lista da Central Nacional de Transplante.

 

Ainda segundo a oftalmologista, a equipe transplantadora pode receber córneas de qualquer Banco de Olhos do Brasil, pois é credenciada pelo Sistema Nacional de Transplante. “Por isso a importância de ter um Banco de Olhos no Estado, pois quanto mais bancos funcionando, maior é a oferta de córneas. A prioridade são os pacientes do Estado e se, por acaso, não tivermos pacientes ou a lista zerar, então a córnea é ofertada para todo o Brasil, através do sistema nacional, que une todas as listas”, explica a oftalmologista.

Leia Também:  Governador Wanderlei Barbosa e primeira-dama Karynne Sotero retornam ao Tocantins

 

Captação e Distribuição

Segundo Patrícia Nossal, gerente da CNCDO-TO, a Central de Regulação está identificando os pacientes que foram encaminhados para outros estados, através do setor de Tratamento Fora de Domicílio (TFD), que está entrando em contato e marcando as consultas no ambulatório do HGP com a equipe transplantadora. “Após a avaliação, confirmação da necessidade do transplante e o interesse do paciente em ser transplantado no Tocantins, a Central de Transplantes fica responsável pela transferência dos pacientes diretamente com a central do estado onde o paciente está inscrito”, esclarece Patrícia.

 

Banco

Dois hospitais estão habilitados para a realização deste tipo de transplante no Tocantins, o Hospital Geral de Palmas, e um privado. A doação de córneas pode ser realizada através de contato direto com o Banco de Olhos pelos telefones 063 3218-1061  ou  063 99208-9392. Mais informações podem ser obtidas pelos endereços: [email protected];www.facebook.com/bancodeolhosdotocantins/.

 

A córnea

A córnea é um tecido localizado em frente à pupila (menina dos olhos). É fundamental que ela tenha transparência e formato normal para ter uma boa visão. Situações onde ocorrem a perda da transparência (devido a doenças da córnea, úlceras infecciosas ou cicatrizes) ou perda do formato normal (em casos de doenças como ceratocone) podem prejudicar a visão do paciente e impedi-lo de exercer as atividades diárias.

 

Nestas situações, o transplante de córnea pode fazer com que a pessoa recupere a visão.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Estado

Concurso da Aleto: candidatos podem entrar com recurso até sexta, 19

Published

on

O prazo para interposição de recurso contra o gabarito preliminar das provas objetivas do concurso público da Assembleia Legislativa do
Tocantins (Aleto) termina nesta sexta-feira, 19, às 11h59. Para ingressar com recurso, o candidato deve acessar o link
(https://conhecimento.fgv.br/concursos/aleto) disponível no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e seguir as orientações, indicando, uma a
uma, as questões que devem ser revisadas ou anuladas pela banca examinadora.

O resultado preliminar do concurso público da Aleto foi divulgado na última terça-feira, 16, em edição suplementar do Diário Oficial da Aleto e
no site da FGV.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Governo do Tocantins pode realizar Refis a partir de janeiro de 2023
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA