Brinquedoteca é inaugurada na Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher de Palmas

A ideia da nova brinquedoteca é ressignificar o ambiente e torná-lo mais humanizado e acolhedor.

 

Vários brinquedos, bonecas, revistas, canetas e livros organizados em um espaço aconchegante para acolher crianças e adolescentes: assim é Brinquedoteca inaugurada na manhã desta quinta-feira, 29, na Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher da região central da Capital (DEAM/Centro).  O espaço é fruto da parceria da Secretaria da Segurança Pública (SSP), por meio da DEAM/Centro, com o projeto do Núcleo de Estudos de Saúde do Tocantins, da Universidade Federal do Tocantins (NEST/UFT).

 

A delegada titular da DEAM/Centro, Maria Haydee Alves, conta o quanto o espaço é importante para melhorar o atendimento da delegacia, ao ressignificar o ambiente e torná-lo mais humanizado e acolhedor. “Já está ajudando desde a primeira semente que foi plantada, quando era apenas uma cestinha de brinquedos, ideia de uma das escrivãs, que presenciava crianças que chegavam estressadas e nervosas, acompanhadas pelas mães que, por esse motivo, não conseguiam relatar a ocorrência de forma precisa”, conta a delegada.

 

A ideia do novo espaço, maior e mais acolhedor, inaugurado hoje, surgiu quando a delegada conheceu a professora do curso de medicina da UFT, Maria Sortênia Alves, uma das coordenadoras do projeto. “Ela veio à delegacia e viu nosso ambiente menor, e propôs a construção deste novo. A nova brinquedoteca tem um ambiente mais acolhedor, possibilitando que o estresse das crianças diminua. Enquanto elas estão brincando, se distraindo, as mães estão sendo atendidas com qualidade”, completa Haydee.  

 

A delegada conta ainda que o novo espaço contemplou positivamente toda equipe de profissionais da delegacia, já que um ambiente acolhedor eleva a autoestima, possibilitando um melhor atendimento à comunidade.

 

 “O trabalho da Polícia Civil vai além da investigação, temos também a parte social, o dever de oferecer um atendimento integral pra quem busca a delegacia. Todos que chegam aqui são contemplados pelo acolhimento humanizado e um ambiente ressignificado, no sentido da humanização no atendimento”, finaliza  a delegada da DEAM.

 

Brinquedoteca: Espaço de Ressignificação de Vida

 

O projeto Brinquedoteca: Espaço de Ressignificação de Vida é desenvolvido por professores e alunos do Núcleo de Estudos de Saúde do Tocantins da Universidade Federal do Tocantins. A professora Maria Sortênea, conta que o NEST foi um dos apoiadores, mas a ideia surgiu do curso de medicina da UFT. “O papel da universidade é fazer a integração do ensino, pesquisa e serviço à comunidade para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Fazemos isso através dos projetos de extensão, como este, que tem o objetivo de ressignificar não só a atenção à criança, mas também a família que está sendo atendida na delegacia”, afirma a professora.  

 

O estudante de medicina Raul Melo, que faz parte do NEST, conta que o projeto surgiu de um dos alunos do curso de medicina. “Assim, articulamos o máximo de pessoas para se envolver. Paralelo a isso, tivemos a coordenação de três professoras que encararam a ideia. Começamos a angariar recursos, fundos, doações, parceiros, e arrecadamos dinheiro para comprar os materiais. O resultado é este que está aqui na DEAM”, conta o aluno.  

 

O projeto Brinquedoteca é de doação contínua, através de uma campanha permanente. Interessados podem doar brinquedos, tapetes, cortinas, caixas organizadoras, luminárias, tintas e sprays, revistas e livros infantis, materiais de papelaria e móveis.

 

As doações podem ser entregues no NEST, que fica localizado no prédio BALA 1, sala 14, na UFT.  Os interessados também podem doar brinquedos e livros na própria Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher, Região Centro, localizada na Quadra 604 Sul, Al. 14, Lote 37.

FAÇA SEU COMENTÁRIO