Governo inaugura Polo Tecnológico no Complexo de Ciências Agrárias da Unitins

Serão inauguradas e entregues para a Unitins as instalações da Biofábrica, Laboratório de Agroenergia, Alojamento, Aviário, Aprisco e Viveiro de Mudas.

 

O Governo do Estado inaugura na próxima segunda-feira, 30, às 9h, seis novas instalações no Complexo de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), que fica na Agrotins, em Palmas. A inauguração contará com a presença da vice-governadora, Claúdia Lelis.

 

As obras compõem o Polo de Tecnologia para Fortalecimento da Agricultura Familiar e foram construídas com recursos da Agência Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) com contrapartida do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden), que executou as obras que tiveram investimento na ordem de R$ 700.000,00.

 

Serão inauguradas e entregues para a Unitins as instalações da Biofábrica, Laboratório de Agroenergia, Alojamento, Aviário, Aprisco e Viveiro de Mudas.

  • O Alojamento conta com quatro quartos e dois banheiros, sendo um feminino e outro masculino, tendo capacidade para até 12 pessoas simultaneamente;
  • Já o Laboratório de Agroenergia conta com Sala de Apoio aos pesquisadores e funcionários, além de já contar com alguns equipamentos para iniciar o funcionamento;
  • A Biofábrica é uma unidade destinada à fabricação em escala de insetos para liberação na natureza e controle biológico de pragas da agricultura;
  • O Aviário e o Aprisco são unidades que têm por finalidade principal o desenvolvimento de trabalhos de pesquisa e extensão por métodos participativo e interativo entre pesquisa - assistência técnica - agricultores familiares, especificamente em aves e ovinos;
  • O Viveiro de Mudas tem capacidade para até 15 mil mudas e tem como finalidade oferecer infraestrutura para desenvolvimento de trabalhos de pesquisa tecnológica para recuperação de áreas degradadas contribuindo para a sustentabilidade no uso dos recursos naturais.

 

 

A reitora Suely Quixabeira lembra que a Unitins é a Organização Estadual de Pesquisa Agropecuária (OEPA) do Tocantins, ou seja, é a instituição estadual reconhecida nacionalmente para pesquisas nessa área. Para ela, “essas obras representam mais um avanço e fortalecem a pesquisa agropecuária na Universidade, que faz esse trabalho representando o Estado. São estruturas destinadas às atividades de ensino, pesquisa e extensão que vão muito além do âmbito acadêmico, mas que também atenderão a agricultura familiar”.

 

 

Durante a solenidade de inauguração a Unitins assinará dois Protocolos de Intenção para desenvolvimento de atividades no setor agropecuário, sendo um com o Ruraltins e outro com o Colégio Agropecuário de Natividade, beneficiando centenas de assentados rurais e estudantes.

FAÇA SEU COMENTÁRIO