Faculdade ITOP aparece como a melhor universidade do Tocantins

Na estimativa do MEC não há nenhuma instituição no Tocantins avaliada com nota 5

 

O Ministério da Educação (MEC) divulgou no último dia, 27, o ranking das melhores e piores instituições de ensino do País. No ranking do Tocantins, a Faculdade ITOP aparece como a melhor nota da avaliação de qualidade entre todas as instituições de ensino supeior do Tocantins, com o conceito 4 do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição. A nota de avaliação varia entre 0 e 5 e este é o segundo ano consecutivo que a Faculdade ITOP obteve a melhor nota da avaliação.

 

No ranking, a Universidade Federal do Tocantins (UFT) ficou em segundo 2°, com nota 3, e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) figurou em 3° lugar, também com nota 3. Já a Unirg figurou entre as instituições com nota 2. a Universidade Estadual do Tocantins ficou entre as instituições com as notas mais baixas na avaliação, com IGC 2.

 

Na estimativa do MEC não há nenhuma instituição no Tocantins avaliada com nota 5. As Instituições que ficam abaixo de 3 não podem se expandir, ou seja, não podem construir novos campi, nem abrir cursos ou aumentar o número de vagas. Além disso, cursos autorizados podem sofrer redução de vagas ou ter processos seletivos suspensos, após vistoria de especialistas.

 

O Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) é um indicador de qualidade que avalia as Instituições de Educação Superior. Seu cálculo é realizado anualmente e leva em conta a média dos CPCs do último triênio, relativos aos cursos avaliados da instituição, ponderada pelo número de matrículas em cada um dos cursos computados; média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu e a distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu, excluindo as informações do item II para as instituições que não oferecerem pós-graduação stricto sensu.

FAÇA SEU COMENTÁRIO