Famílias palmenses elevam intenção de consumo em fevereiro

O resultado é 1,2% maior que o obtido em janeiro (92,3 pontos) e 3,4% maior que o do mesmo mês do ano passado (90,3 pontos)

Em fevereiro, o índice que mede a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) apresentou um novo crescimento, chegando a 93,4 pontos. Esse resultado é 1,2% maior que o obtido em janeiro (92,3 pontos) e 3,4% maior que o do mesmo mês do ano passado (90,3 pontos).

A ICF é pesquisada mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, em parceria com a Fecomércio Tocantins, e a escala de pontuação varia de zero (pessimismo total) a 200 pontos (otimismo total).

Entre os itens que mais cresceram está o Nível de Consumo Atual (54,7 pontos), que apresentou alta de 9,2% na comparação com o resultado de janeiro. Já o que registrou a maior queda foi o Momento para Compra de Bens Duráveis (74,5 pontos), com saldo 3,2% menor que o do mês anterior.

“Percebemos que, apesar de ainda estarmos abaixo dos 100 pontos, caminhamos para uma recuperação da perspectiva dos consumidores em relação ao consumo”, explica o presidente interino do Sistema Fecomércio Tocantins, Domingos Tavares de Sousa.

Resultados

A pesquisa mostra que 72,6% dos consumidores se sentem mais seguros nos empregos e 38,3% acreditam em melhorias profissionais. A renda de 49,1% está melhor em fevereiro, mas 74,1% afirmam que ainda está difícil conseguir crédito. Sobre a perspectiva de consumo, 43,8% dos entrevistados afirmaram que devem comprar menos nos próximos meses.

Para acessar a pesquisa completa, acesse http://institutofecomercioto.com.br/pesquisas.

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