Cerca de 300 quilos de mandioca são entregues para escolas de Palmas

Além da produção de peixes e tubérculos, a ETI Fidêncio Bogo conta com a produção variada de hortaliças, verduras e legumes produzidos pela unidade do campo

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural  (Seder) colheu na tarde desta terça-feira, 10, cerca de 300 quilos de mandioca amarela, cultivados na roça da ETI Agroecológica Fidêncio Bogo, em Taquaruçu Grande. Os tubérculos foram entregues para a alimentação escolar das escolas Beatriz Rodrigues, Rosemir Fernandes, ETI João Beltrão e ETI Anísio Teixeira.

 

Mesmo em obras, a Escola de Tempo Integral Professor Fidêncio Bogo, localizada em Taquaruçu Grande, já conta com uma grande produção de verduras e legumes orgânicos. Toda a tecnologia de produção é em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder), e os alimentos são compartilhados com outras escolas de Palmas.

 

Na última terça-feira, 03, por meio de parceria com a Seder, os técnicos contemplaram 10 escolas e Centros Municipais de Educação Infantil de Palmas (Cmeis), com cerca de 600 quilos de peixes caranhas e tambaquis, espécies nativas que estavam em cultivo nos tanques de alvenaria da ETI Fidêncio Bogo.

 

Além da produção de peixes e tubérculos, a ETI Fidêncio Bogo conta com a produção variada de hortaliças, verduras e legumes produzidos pela unidade do campo. Alface, couve, coentro, cebolinha, beterraba, abobrinha verde, espinafre e outros alimentos orgânicos são cultivados e enviados direto para a mesa dos alunos das unidades educacionais de Palmas.

 

A ETI Fidêncio Bogo é uma parceria da Prefeitura de Palmas com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). As obras da escola agroecológica estão avançadas e com previsão de inauguração nos próximos meses para promover aprendizado na zona rural com salas a céu aberto para vivências e práticas produtivas sem uso de agrotóxicos. A proposta pedagógica, voltada à qualificação profissional dos alunos, diferencia a nova unidade educacional devido às ações e estrutura voltadas para o empreendedorismo agroecológico e turismo rural.

FAÇA SEU COMENTÁRIO