Professores de Jornalismo da UnirG apresentam trabalho durante encontro nacional em Palmas

O ENPJ é realizado pela Associação Brasileira de Ensino do Jornalismo (Abej) a cada dois anos

Nesta terça-feira, 19, a partir das 15h, uma equipe de professores do Centro Universitário UnirG irão apresentar um artigo científico, na modalidade oral,  na 17ª edição do Encontro Nacional de Professores de Jornalismo (ENPJ). O evento começou dia 18 de Abril e segue até o próximo dia 20, no campus da Universidade Federal do Tocantins (UFT), em Palmas (TO).

O artigo “Arquitetura curricular circular: experiência de implantação no curso de graduação em Jornalismo do Centro Universitário UnirG”, foi elaborado pelos professores, Drº Américo Ricardo Moreira de Almeida, Ma. Alessandra Gomes Duarte Lima, Me. Paulo Roberto Albuquerque de Lima, Catarina Taham Carvelo Muniz e Antônio Rodrigues Nogueira. O docente Me. Gilberto Correia também está participando do Encontro.

Conforme o professor Ricardo Almeida, “o trabalho relata a experiência vivenciada no curso de Jornalismo da UnirG, que implantou a arquitetura curricular circular, frente à nova dinâmica imposta pelo mercado com os desafios de manutenção e de viabilidade do curso”.  

Almeida mencionou ainda que “o projeto pedagógico foge aos padrões convencionais, pois proporciona que acadêmicos ingressantes e veteranos cumpram as disciplinas da arquitetura curricular reunidos em uma mesma sala de aula. Isso possibilitou um aprendizado trans e interdisciplinar, por meio de práticas pedagógicas como a aprendizagem baseada em problemas e metodologias ativas”.

O docente destacou também o diferencial do projeto pedagógico. “A grande diferença dessa arquitetura curricular foi de proporcionar que nosso curso de Jornalismo pudesse continuar a ser oferecido. Atualmente temos 30 alunos na mesma sala de aula. São acadêmicos dos 1º ao 5º períodos em total integração”, frisou ele.

De acordo com a professora Catarina Muniz, "a estrutura curricular inovadora foi implantada pelo curso em 2016 e os resultados vêm se mostrando positivos para a sua manutenção".

Estamos felizes em participar do Encontro para defender a classe dos jornalistas, além de adquirir mais conhecimentos na área e nos atualizar quanto ao mercado atual”, afirmou Muniz.

O evento

O ENPJ é realizado pela Associação Brasileira de Ensino do Jornalismo (Abej) a cada dois anos com a finalidade de reunir professores e alunos da área para refletir, trocar experiências e resultados de pesquisas sobre o ensino.

Nessa edição o tema debatido é “O ensino do jornalismo tem tempos de crise: entre diretrizes curriculares, plataformas convergentes e os desafios do interesse público”,

FAÇA SEU COMENTÁRIO