PALMAS
Pesquisar
Close this search box.

CIDADES

Prefeitura de Porto Nacional anuncia revitalização de estradas e ativação de galpão

Foram anunciadas melhorias, como a revitalização das estradas da região e a ativação de um galpão que será utilizado como referência de escoamento e comercialização.

Publicado em

A Prefeitura de Porto Nacional, por meio da Secretaria da Produção e Desenvolvimento Econômico, realizou na última quinta-feira (25) um almoço com produtores do Projeto São João do Assentamento Prata. Na oportunidade foram anunciadas melhorias, como a revitalização das estradas da região e a ativação de um galpão que será utilizado como referência de escoamento e comercialização.

O Prefeito Joaquim Maia afirmou que a gestão está empenhada em dar todo o suporte para que o Projeto melhore cada vez mais, dada a importância dele para a economia não apenas de Porto Nacional, mas para o Estado. “Na próxima semana nós já estaremos com nossas máquinas no assentamento para melhorar as estradas. Sabendo acima de tudo que as questões envolvendo o Projeto São João é muito maior que o acesso. A relevância e a capacidade de produção são muito grandes, por isso os desafios que nos são colocados receberão a devida atenção”, afirmou Joaquim.

O secretário da Produção e Desenvolvimento Econômico, Jefferson Lopes, explicou que o encontro aconteceu para mostrar aos produtores o objetivo da gestão que é alavancar e valorizar o Projeto. “A dimensão do São João é tão importante que foram plantadas aqui 40 mil pés de banana. Temos a melancia, a hortaliça, o maracujá, o coco, o açaí e uma diversidade de plantas frutíferas. Temos também a mandioca, que está sendo comercializada por todo o Estado”, destacou Jefferson.

Leia Também:  Prefeitura amplia rede de iluminação pública ao redor do campus da UFT

“Queremos ter essa vivência e aproximação para atender a necessidade deles”, complementou Jefferson. O deputado Ricardo Ayres e o vice Prefeito, Ronivon Maciel, também participaram do evento.

Galpão

Prefeito e Secretário informaram que o galpão localizado ao lado da escola municipal do assentamento funcionará como um centro de referência para comercialização do produtor rural, sendo um ponto de escoamento. O galpão também funcionará como local para eventos culturais e sociais da comunidade.

O cooperado de uma cooperativa do Projeto São João, Valdemir Martins de Souza Júnior comemorou o pleno funcionamento do galpão para o interesse de todos os produtores. “O galpão é de estrutura grande, com muito espaço. Ele vai ter utilidade como feira para produtores e também fazer eventos culturais, que são importantes para a comunidade”, disse.

Valdemir Martins produz, como ele próprio diz, quase de tudo, como açafrão, inhame, batata doce, tomate, dentre outros. Ele acredita que abacaxi, milho e mandioca são as principais produções do Projeto. Para Valdemir o São João é extremamente importante para a vida do produtor. “A renda familiar está aumentando. E vem melhorando. Muita gente está crescendo e permanecendo no campo”, ressaltou.

Leia Também:  Mais de R$ 10 mi serão investidos na recuperação da malha asfáltica de Luzimangues

São João

O Projeto de Irrigação São João está localizado no Município de Porto Nacional distante 25 km de Palmas. O Projeto teve início no ano de 2001 e compreende a implantação de infraestrutura para irrigação de uma área de 3.654 ha para cultivo de frutas. As obras do projeto consistem em sistema de captação do Lago da UHE Luís Eduardo Magalhães, com canal de chamada e estação de bombeamento principal; estações pressurizadoras; sistemas de distribuição e drenagem d’água. 

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CIDADES

Em visita à Agrosudeste, primeira-dama Karynne Sotero destaca potencial dos produtos da agricultura familiar

Published

on

Acompanhando o governador Wanderlei Barbosa no último dia de feira, no município de Almas, a primeira-dama fez questão de conhecer os produtos comercializados em sua maioria por mulheres

Acompanhando o governador Wanderlei Barbosa, a primeira-dama e secretária Extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero, visitou a 8ª edição da Feira Agrotecnológica da Região Sudeste do Tocantins (Agrosudeste), que foi encerrada neste sábado, 13, no município de Almas. Com atuação pautada na área social, a primeira-dama fez questão de andar pela feira e conhecer os produtos da agricultura familiar comercializados em sua maioria por mulheres.

“O Tocantins tem uma diversidade enorme de produtos da sociobiodiversidade, aqueles que muitas vezes são produzidos por famílias e passam de geração para geração. São geleias, biscoitos, peças em capim dourado e outros tipos de artesanato que são a cara do Tocantins e fonte de renda para diversas pessoas, principalmente da agricultura familiar”, comentou a primeira-dama Karynne Sotero.

Pela manhã, o governador e a primeira-dama participaram da tradicional Missa do Vaqueiro. A programação do último dia de evento contou ainda com a 3ª edição da Cavalgada Agrosudeste.

Leia Também:  Bebê de apenas três meses está com o novo coronavírus em Palmas

Agrosudeste

A Agrosudeste foi realizada pela Central das Associações dos Produtores Rurais de Almas e Porto Alegre do Tocantins (Cenaprap) entre 10 e 13 de abril, e contou com a parceria do Governo do Tocantins por meio de várias secretarias de Estado. A estimativa da organização é que cerca de R$ 50 milhões tenham sido movimentados em negócios durante a Agrosudeste, que atraiu cerca de 20 mil pessoas durante sua realização.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA