PALMAS
Pesquisar
Close this search box.

CIDADES

Mutirão de atendimentos no Amas realiza centenas de consultas e exames

Para o secretário de Saúde de Palmas, Whisllay Bastos, o mutirão é mais uma ação da gestão da prefeita Cinthia

Publicado em

Ex-quebradeira de coco da Região do Bico do Papagaio, Maria de Nazaré Rodrigues da Silva, 68 anos, atualmente moradora do Jardim Aureny III e foi uma das dezenas de usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS) de Palmas a passar por uma consulta com a especialista em oftalmologia na manhã deste domingo, 20, no mutirão realizado pela equipe do Ambulatório Municipal de Atenção à Saúde (Amas). 

Maria de Nazaré conta que muito tempo atrás fez uma consulta para saber o que tinha na visão, pois sentia que já não enxergava do mesmo jeito. “Antigamente minhas vistas eram boas, agora já sinto muita dificuldade de ver as coisas. Estou ansiosa para consultar com a médica e saber o que tenho”, conta ela, elogiando a equipe do Amas. “A estrutura é muito boa e, desde que chegamos, fomos muito bem atendidos e com agilidade. Precisamos de mais ações deste tipo, pois ameniza bastante a situação das pessoas”, avalia Ceiça Rodrigues, filha de Maria de Nazaré que acompanhou a mãe durante a consulta.

Assim como a idosa, que foi prontamente atendida e precisará retornar para fazer uma cirurgia de catarata, vários outros pacientes aproveitaram o mutirão de atendimentos no Amas para passar por uma consulta com médicos especialistas. “Para comemorar este dia 20 de maio, os 29 anos de Palmas, a equipe da Saúde junto com os profissionais que atuam no Ambulatório organizou este momento para atender os pacientes que estavam na fila de espera por uma consulta com especialista e também para fazer exames como ultrassom”, explica a diretora de Atenção Secundária de Palmas, Juliana Ribeiro.

Leia Também:  Palmas vacina 1.185 idosos com mais de 80 anos no primeiro dia de imunização

De acordo com Juliana Ribeiro haverá uma redução significativa da demanda que a rede tem em relação algumas especialidades a partir dos atendimentos durante o mutirão. “Queremos garantir a todos os palmenses uma maior qualidade de vida. Todos os esforços estão reunidos para que o atendimento seja prestado com maior agilidade. Hoje tivemos o exemplo disso”, enfatizou.

Para o secretário de Saúde de Palmas, Whisllay Bastos, o mutirão é mais uma ação da gestão da prefeita Cinthia Ribeiro, que busca atender da melhor forma os usuários do SUS. “O Amas mobilizou parte da sua equipe para ofertar atendimento aos pacientes que aguardavam na fila por este momento. É muito gratificante chegar aqui, em pleno domingo e observar a satisfação dos profissionais que estão atendendo, e a alegria dos usuários que receberam este acolhimento”, relata com satisfação o gestor.

A prefeita que acompanhou de perto alguns atendimentos e também o funcionamento na estrutura do Amas, falou do primeiro mutirão realizado na unidade. “Foi um grande sucesso a iniciativa de hoje. Percebemos a dimensão! O quanto é importante trabalhar de forma organizada a política pública da saúde e principalmente a prevenção, reforçando cada dia mais a atenção primária e ampliando os cuidados na atenção secundária, para que possamos atender a todos de forma eficiente e humanizada”, disse lembrando que neste domingo, onde é comemorado o aniversário da mais nova Capital do País, mais de 200 atendimentos foram realizados em uma estrutura de qualidade, com dezenas de profissionais envolvidos, sinalizando que a rede precisa realizar outras ações como a desta data.

Leia Também:  Justiça condena ex-gestor de São Miguel do Tocantins por nepotismo

Durante todo o dia, médicos nas áreas de oftalmologia, colonoscopia, ortopedia, dermatologia e ultrassom atenderam pacientes que aguardavam na fila por uma consulta nestas especialidades.

O ortopedista André Luiz Pereira, que foi chamado a participar do mutirão, elogiou a ação da unidade e também a condução dos procedimentos. “Eu acredito que todo médico tem um papel social muito importante e sei que muitos usuários estão com seus pedidos de encaminhamentos atrasados, então essa ação vem  colaborar com o andamento destes atendimentos”, pontua acrescentando sua satisfação em fazer parte da equipe.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CIDADES

Em visita à Agrosudeste, primeira-dama Karynne Sotero destaca potencial dos produtos da agricultura familiar

Published

on

Acompanhando o governador Wanderlei Barbosa no último dia de feira, no município de Almas, a primeira-dama fez questão de conhecer os produtos comercializados em sua maioria por mulheres

Acompanhando o governador Wanderlei Barbosa, a primeira-dama e secretária Extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero, visitou a 8ª edição da Feira Agrotecnológica da Região Sudeste do Tocantins (Agrosudeste), que foi encerrada neste sábado, 13, no município de Almas. Com atuação pautada na área social, a primeira-dama fez questão de andar pela feira e conhecer os produtos da agricultura familiar comercializados em sua maioria por mulheres.

“O Tocantins tem uma diversidade enorme de produtos da sociobiodiversidade, aqueles que muitas vezes são produzidos por famílias e passam de geração para geração. São geleias, biscoitos, peças em capim dourado e outros tipos de artesanato que são a cara do Tocantins e fonte de renda para diversas pessoas, principalmente da agricultura familiar”, comentou a primeira-dama Karynne Sotero.

Pela manhã, o governador e a primeira-dama participaram da tradicional Missa do Vaqueiro. A programação do último dia de evento contou ainda com a 3ª edição da Cavalgada Agrosudeste.

Leia Também:  Estudantes já podem solicitar o cadastro ou recadastramento do passe estudantil

Agrosudeste

A Agrosudeste foi realizada pela Central das Associações dos Produtores Rurais de Almas e Porto Alegre do Tocantins (Cenaprap) entre 10 e 13 de abril, e contou com a parceria do Governo do Tocantins por meio de várias secretarias de Estado. A estimativa da organização é que cerca de R$ 50 milhões tenham sido movimentados em negócios durante a Agrosudeste, que atraiu cerca de 20 mil pessoas durante sua realização.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA