PALMAS
Pesquisar
Close this search box.

Estado

Controladoria e Fazenda entregam contas do governador ao Tribunal de Contas

Foi entregue o relatório das contas do governador Mauro Carlesse, referente ao exercício financeiro de 2018.

Publicado em

O secretário-chefe da Controladoria-Geral do Estado (CGE), Senivan Almeida de Arruda, protocolou no Tribunal de Contas do Estado (TCE/TO), na tarde desta segunda-feira, 1º, o Relatório das Contas Consolidadas do governador, referente ao exercício financeiro de 2018.

A prestação das contas foi recebida pelo presidente do Tribunal, conselheiro Severiano José Costandrade de Aguiar, em seu gabinete. O conselheiro providenciou o imediato encaminhamento para a protocolização e despacho à comissão responsável, no TCE, pela análise das mesmas.  

Também participou da entrega, o secretário estadual da Fazenda e do Planejamento, Sandro Henrique Armando. A pasta é responsável pela consolidação do balanço geral das contas do governador antes de serem enviadas para a análise da Controladoria.

“Para a consolidação dessas contas temos um sistema que permite fazer todas as contabilizações de acordo com as normas brasileiras de contabilidade aplicada ao setor público. Isso faz com que, de forma transparente, o Governo do Estado apresente as suas contas junto ao TCE”, explica o contador-geral do Estado, Maurício Parizotto, que também esteve presente no ato de entrega.

Leia Também:  Corpo de Brito Miranda será velado e enterrado em Palmas

Análise

O relatório entregue ao TCE pela CGE é o resultado dessa análise nas contas consolidadas do chefe do Executivo. Nesta, mostra-se, por meio de dados e informações técnicas, os resultados alcançados com a aplicação dos recursos públicos nas funções, subfunções, programas e ações de governo, cumprindo desse modo a Lei 1.284/2001 (Lei Orgânica do TCE) e a Constituição do Estado.

Após o seu parecer prévio, o Tribunal encaminhará as contas à Assembleia Legislativa (AL), que tem a competência para julgá-las.

Particularidade do balanço 2018

Este ano, em especial, há duas prestações de contas do chefe do Executivo. “Isso porque tivemos duas eleições, o que resultou na prestação de contas do primeiro trimestre da gestão passada do ex-governador, bem como na prestação das contas consolidadas do exercício financeiro de 2018”, enfatiza o gestor da CGE. Ambas as contas são protocolizadas em separado.     

Dever constitucional

Todo agente público que recebe ou administra recursos públicos tem a obrigação legal de fazer a prestação de contas. “O balanço geral das contas do Estado é um ato individual do chefe do Executivo que, constitucionalmente, tem o dever de prestar contas à sociedade das suas ações e metas no exercício financeiro”, explica o secretário-chefe da CGE.

Leia Também:  Eurípedes Lamounier é empossado para presidência da nova gestão do Tribunal de Justiça

O secretário-chefe também acrescenta que no balanço geral o governador tem a oportunidade de mostrar à sociedade as ações que foram implementadas e se as metas foram cumpridas de acordo com o Plano Plurianual, com a Lei de Responsabilidade Fiscal, bem como com as próprias constituições Estadual e Federal.

Também participou da entrega do relatório a equipe da Superintendência de Gestão e de Ações de Controle Interno da CGE e, da Superintendência de Gestão Contábil da Secretaria da Fazenda e do Planejamento. 

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Estado

ATS vai ao Ceará na busca de conhecimento para desenvolver o Saneamento Rural

Published

on

Membros do corpo técnico da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), foram recebidos pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) para conhecer o Sisar

 

Uma equipe da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), visitou na última semana as instalações do Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar), no Ceará. Os técnicos foram recebidos pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) em Fortaleza e após a troca de experiências no âmbito técnico, foram a campo.

Entre os dias 15 e 19 de abril os técnicos da ATS visitaram a zona rural de cinco municípios que são atendidos pelo Sisar, que é considerado modelo de gestão internacional quando o assunto é saneamento básico, com o objetivo de trocar experiências e adquirir conhecimento na busca de soluções para a implantação de novos Sistemas de Abastecimento de Água (SAS) e de Estações de Tratamento de Esgoto (ETE), atendidos na zona rural do Tocantins.

“Enviamos nossa equipe para conhecer esse modelo auto sustentável de desenvolvimento para buscarmos soluções para aplicarmos a nossa realidade. A determinação do nosso governador Wanderlei Barbosa é para que o maior número de tocantinenses que moram na zona rural dos nossos municípios sejam atendidos com água tratada de qualidade e sistemas de esgotamento sanitário. Isso também é nossa missão no que diz respeito ao Marco Legal e a Universalização do Saneamento”, destacou o presidente da autarquia, Davi Goveia Junior.

Leia Também:  Governador Carlesse lança e vistoria obras no sul do Estado

 “O modelo do Sisar no Ceará, serve de inspiração para o Tocantins. Devemos estudá-lo e adaptá-lo para a realidade do nosso estado na busca pela universalização do abastecimento de água e esgotamento sanitário para todos tocantinenses”, pontuou o gerente de obras e fiscalização da ATS, Sávio Praxedes.

Sisar

O Sisar foi criado em 1996 justamente para facilitar o desenvolvimento e manutenção dos sistemas implantados pela Cagece de forma autossustentável. Atualmente, o sistema atua em 164 municípios do Ceará, atendendo mais de 1.045.580 pessoas, mediante 190 mil ligações de água.

Hoje, já existem 354 estações de tratamento e 690 poços operados pelo Sisar. Os recursos para construção dos sistemas são provenientes de parcerias com o Ministério da Integração Nacional, o banco alemão KfW, o Projeto São José, do Governo do Ceará, e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

A Cagece atua prestando orientação e realizando a fiscalização das unidades, com planejamento estratégico e metas. Para tanto, a companhia criou a Gerência de Saneamento Rural (Gesar), dedicada a atender a esta categoria.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA