PALMAS
Pesquisar
Close this search box.

AGRONEGÓCIO

Agrotins apresenta biodigestor caseiro que reduz custo em geração de energia

Equipamento indicado, principalmente, para agricultores familiares, produz biogás e biofertilizante.

Publicado em

A Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins  (Agrotins 2019) apresenta aos produtores e visitantes um protótipo de biodigestor caseiro para produção de biogás e biofertilizante, uma alternativa para redução de custos com gás cozinha e adubação. O evento começa nessa terça-feira, 7, e segue até sábado, 11, no Centro Agrotecnológico de Palmas, com acesso pela TO-050, saída para Porto Nacional.

O projeto será apresentado pelos técnicos da Gerência de Agroenergia e Florestas da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), com objetivo de atender, principalmente produtores da agricultura familiar, sendo de baixo custo e fácil manuseio na produção do biogás.

Segundo, o tecnólogo em sistemas elétricos da Seagro, Reginaldo Novais, na Agrotins será demonstrado o passo a passo da operacionalização e montagem do sistema. “Iremos mostrar os equipamentos necessário e também como montar um biodigestor de fácil manuseio. O equipamento tem capacidade de geração de biogás suficiente para atender as necessidades de uma família com até cinco pessoas, com um custo relativamente baixo, em torno de R$ 500”, destacou.

Leia Também:  Faet impetra mandado de segurança contra atualização na cobrança de ICMS de grãos e bovinos

Produto natural

O biogás é produto da decomposição natural de qualquer substância orgânica, como dejetos de animais (aves, bovino, suíno e caprinos), resíduos vegetais, restos de alimentos e também de lixo residencial e industrial. O biodigestor é um reator onde bactérias digerem esterco num ambiente apropriado e sem oxigênio, produzindo um gás composto principalmente por metano.

Agrotins

Já em sua 19º edição, a Feira de Tecnologia Agropecuária deve atrair a atenção de produtores, empresários e pesquisadores de todo Tocantins e de outros estados do país. Durante o evento estão previstas palestras e seminários com temas variados, além da exposição de animais, máquinas e equipamentos.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

AGRONEGÓCIO

8ª AgroSudeste: Sebrae Tocantins fortalece o desenvolvimento sustentável em Almas

Published

on

O Sebrae Tocantins participa da 8º Feira Agrotecnológica do Sudeste, AgroSudeste, nos dias 10 a 13 de Abril no munícipio de Almas, cidade localizada a 296 km de Palmas. O objetivo do evento é conscientizar os produtores da região sobre a adoção de tecnologias sustentáveis na bovinocultura, horticultura, fruticultura, produção de grandes culturas, avicultura e piscicultura. Isso será feito por meio de dias de campo, palestras e exposições de maquinários agrícolas, aspirando melhorar os indicadores de desenvolvimento sustentável local.

A AgroSudeste é organizada pela Central das Associações dos Produtores Rurais de Almas e Porto Alegre, com o apoio de diversos parceiros, incluindo o Governo do Estado do Tocantins, o Ministério da Agricultura, instituições de ensino, instituições financeiras e prefeituras da região sudeste, entre outros parceiros

Para esse ano, estão previstos dias de campo focados em diferentes áreas da agricultura, palestras e oficinas para cerca de 600 produtores rurais em cada dia. Além disso, haverá um ciclo de palestras com especialistas em várias áreas do agronegócio.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Tecnologias para preservação da água são apresentadas pela UFT na Agrotins
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA