Por 21 votos a 3 legislativo aprova reajuste de apenas 1% para os servidores

Projeto foi aprovado por 21 votos a 3 e agora segue para a sanção de Mauro Carlesse

Os deputados estaduais do Tocantins aprovaram em dois turnos na noite desta quarta-feira (6) a proposta de reajuste de 1% para todos os servidores públicos do estado. A data-base, como o benefício é chamado, está prevista em lei, mas o percentual ficou bem abaixo do que pedia a categoria. O Sindicado dos Servidores Públicos do Tocantins (Sisepe) informou que vai recorrer à Justiça.

O Sisepe queria que o reajuste fosse de 5,07%, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). A justificativa é de que desta forma haveria a reposição da inflação e por isso não haveria perda salarial. O governo sempre disse não ter condições de pagar este índice de reajuste.

A decisão da Assembleia Legislativa se aplica a servidores do Executivo, Legislativo, Judiciário e também órgãos de controle, como o Ministério Público e Defensoria Pública do Estado. As instituições até têm orçamentos próprios e encaminharam projetos com percentuais mais altos, mas todos foram igualados pelos deputados durante a tramitação nas comissões.

O projeto agora segue para a sanção do governador Mauro Carlesse (DEM) e começa a valer assim que for publicado no Diário Oficial do Estado.

Apenas os deputados Nilton Franco (MDB), Júnior Geo (Pros) e Delegado Réeisson (DC).

FAÇA SEU COMENTÁRIO